A escolha dos revestimentos de parede costuma ser o passo inicial na decoração do quarto de um bebê. Os tipos e o estilo devem ser selecionados de forma cuidadosa, pois estará presente na vida da família por um longo tempo e determinará o bem estar do novo morador da casa. Além de materiais, estilos e cores há diferentes tipos de revestimentos para paredes, que devem ser aliados aos móveis, objetos e a iluminação do ambiente. O Decorando Casas listou os principais tipos de revestimentos que podem ajudar na escolha da decoração do quarto do seu futuro bebê.
Papel de parede
As diferentes padronagens de papéis de parede permitem criar todos os tipos de decoração para o quarto, sejam clássicas ou lúdicas. São ideais para os quartos de bebê pela facilidade na aplicação, ao contrário de pinturas que exigem preparação e tempo de secagem, além de algumas terem cheiros fortes que podem ser prejudiciais ao bebê. Além disso o papel de parede não exige a contratação de profissionais, os próprios pais podem aplicar o escolhido, basta saber as medidas das paredes e aliar a metragem escolhida.
Tinta
A pintura ainda é opção mais tradicional pela variedade de cores que oferece. Mesmo sendo um trabalho simples, é importante investir em um bom profissional que fará bons acabamentos e não deixará as temíveis manchas. Invista em uma boa marca que não deixe cheiros fortes após a secagem, principalmente se a chegada do bebê estiver próxima.
Crie contrastes da tinta com quadros, molduras, nichos e móveis, e fuja das cores tradicionais para meninas e meninos. As cores cinza e os tons pastéis são novidades nos projetos de decoração e dão um teor moderno que pode acompanhar o crescimento do bebê até a saída da infância.
Adesivos
Baixo custo e fácil instalação são as vantagens do adesivo, que podem ser removidos facilmente e trocados com frequência por outros tipos e temas. São feitos de vinil autoadesivo com impressão de vários desenhos.
Border
Faixa decorativa utilizada para dividir horizontalmente uma parede. O border pode ser aliado à tinta e o papel de parede. Sua aplicação deve ser feita preferencialmente a mais de 1 metro de altura do chão.
Tecidos
Tem aparência de papel de parede, mas com toque e textura mais agradável, além do custo muito menor. É possível usar restos de tecidos de casa e criar uma parede em estilo patchwork para o quarto do bebê utilizando diferentes retalhos. Com cola, estile e régua é possível aplicar esse tipo de revestimento de uma maneira muito simples. Escolha cores vibrantes, que evitarão o aparecimento de manchas, e limpe o tecido constantemente.
A palha de seda é um tipo de tecido mais caro, mas que cria um visual inovador e mais luxuosa para o quartinho do bebê, além de ser natural, antibacteriano e antialérgico.
Lambri
O lambri é um painel de placas de madeira ou poliuretano que vão do chão até a altura desejada – geralmente até o meio da parede – e criam uma sensação de amplitude para o ambiente. Os desenhos podem ser feitos horizontalmente ou verticalmente, e é uma sugestão ideal para espaços pequenos.
Confira fotos de alguns tipos de revestimentos para quartos de bebês: