Primeiro passo para conferir linguagem e identidade ao quarto masculino, a pintura das paredes é um investimento que dá literalmente um tom a sua personalidade. O planejamento cromático (de cores) do ambiente também pode ser positivo no sentido de incentivar a mantê-lo organizado e coeso e após esta etapa sua decoração poderá ter continuidade.
Geralmente, ao se aplicar cor ao ambiente do quarto masculino, pensa-se em cores frias como os azuis e verdes; porém, como a variedade de tons destas cores é ampla, se torna muito fácil cometer erros na escolha da matiz correta, o que pode dar resultados fora do que se esperava a princípio, como por exemplo uma linguagem um tanto juvenil. Portanto, ao invés de optar por estas cores, mas mantendo-se a ideia de sobriedade e estabilidade visual, uma alternativa super atual são os cinzas e neutros.
O quarto do homem contemporâneo definitivamente veste tons de cinza, marrom, preto e branco, cujo uso monocromático ou combinado confere muita elegância ao ambiente, e a escolha de um tom neutro pode ser mais assertiva do que de outras cores, no caso de se fazer este planejamento sozinho. Puxando-se os tons de cinza para o marrom, que já é um cinza de tonalidade quente, pode-se continuar a conferir uma característica única e sólida ao ambiente, porém mantendo um ar clássico.
A opção por tons escuros pode ser muito interessante e ser bastante ousada para ambientes amplos, e nos quais não se tenha atividade de estudo, trabalho, ou leitura no geral. Ela pode fazer contraste com um piso claro em madeira, por exemplo. Porém para quartos menores, ou em que se desenvolvam tais atividades, a dica é apostar no contrário, ou seja em tons bastante claros ou até mesmo o branco, se for o caso, conhecido pelo seu poder de “aumentar” e trazer luz a qualquer ambiente, e neste caso, o piso também deverá ser claro para cumprir esta função.
A quebra de monotonia poderá ser dada aplicando itens de contraste de cor na decoração, como objetos nas estantes, uma colcha com cor vibrante, livros, quadros, enfim, o que a criatividade mandar.
A cor do ambiente complementada com móveis de madeira ou metal aparentes, como estantes, molduras para telas ou fotos, cadeira e mesa de estudos, é uma aposta certeira na busca por um quarto masculino muito afinado com as tendências atuais. Além do mobiliário, a composição dos tecidos que farão parte do ambiente, como os jogos de cama e a cortina ou persiana, deve ter uma paleta, ou seja, um conjunto de cores que converse com o ambiente.
Esta conversa pode ser discreta, utilizando tons próximos aos do ambiente, ou contrastante, se a ideia for quebrar um pouco a monotonia, ideia muito interessante se o ambiente for monocromático. Este contraste será vibrante se for utilizada uma manta amarela, por exemplo, ou será mais discreto se ela for azul. Veja a seguir alguns ambientes que exemplificam as dicas que demos:
Quarto branco, ambiente de descanso por excelência: veja como os poucos elementos de mobiliário, porém de grandes dimensões, garantem um visual clean.
Outro quarto de matizes claras, em que os elementos de contraste monocromático compõe o próprio mobiliário.
Veja como a escolha do marrom pode dar ao quarto um tom igualmente sóbrio: complementado com estantes robustas e piso em madeira clara e alguns itens de contraste, o marrom ganha luz sem perder o aconchego.
Neste quarto, vemos um mix equilibrado das cores masculinas em tendência, fechando um ambiente harmônico e clássico.
E para fechar, um quarto preto, porém, luminoso: os pontos de contraste em cores quentes dão vida ao negro das paredes, bem como o móvel e piso em madeira.
Fotos de cores de parede em quarto masculino: