Nos anos 70 e 80, com o uso de revestimento básico na parede muitos dos quartos infantis ganhavam decoração que se resumia basicamente a desenhos com ilustrações de personagens infantis clássicos e também papel de parede com as estampas mais usadas naquela época. Nos dias de hoje, realmente há muito mais opções de revestimentos para a parede e a variedade também se estende aos preços.
É possível fazer uso das tradicionais pinturas na parede, mas é importante escolher a tinta correta, alguns materiais podem ser prejudiciais a saúde dos pequenos. Em entrevista ao portal Casa, no site da Editora Abril, Eginaldo Franzão, gerente de produtos da Sherwin-Williams, recomenda o uso de tintas à base de água (látex e esmalte). Franzão tabém destaca que é importante escolhe uma tinta que seja, de certa forma, fácil para a limpeza e remoção.
Para quem deseja utilizar papel de parede, saiba que as principais lojas de decoração e materiais de construção comercializam os produtos com preços que variam de R$ 58 (o rolo) a quase R$ 300, por exemplo. Pesquisando um pouco, é possível até encontrar alguns lugares que comercializam o produto por preços bem abaixo dos praticados pelas grandes lojas, mas em todo caso procure se informar mais sobre a qualidade do produto. Bom, de forma geral, na internet, você também encontra empresas que atuam exclusivamente nesse setor, que tem se expandido cada vez mais.
Ao optar pelo papel de parede, se possível, escolha aqueles com material vinílico, eles também são bastante resistentes e são mais fáceis para a limpeza. Inclusive, utilize apenas um pano úmido para limpá-lo, nada mais que isso, certo? No mercado, há também o papel de parede tipo celulose, mais indicado para o uso em locais secos. Ao contrário do vinículo, que pode apresentar variações nos aspectos físicos (relevos e brilhos, por exemplo), o papel de parede à base de celulose é liso, não há quaisquer variações na parte estética do produto.
Sobre a aplicação do papel de parede, saiba que boa parte das opções disponíveis é de fácil utilização, na maioria das vezes você consegue colocá-lo em sua parede de forma bem simples e prática. Não se esqueça de manter limpo o local (no caso, a parede) a ser revestido. Entretanto, em relação a quaisquer outras dúvidas, você pode consultar a empresa que comercializou o produto, algum profissional especializado ou mesmo os diversos fóruns e tutoriais espalhados pela web.
Fotos de revestimentos de parede para quarto infantil: