Quando se trata de decoração da casa e dos cômodos em específico, é importante planejar corretamente como serão os móveis, qual será o tema do ambiente, quais as medidas disponíveis, pois assim se evita desperdício de espaço e, também, evita-se a compra de móveis que logo podem não ter mais funcionalidade no local. Para a decoração de quartos de adolescentes, é ainda mais aconselhável esse planejamento cuidadoso, pois é imprescindível possibilitar que o quarto transpareça a personalidade do jovem, oferecendo um ambiente acolhedor e aconchegante para ele.
Nessa idade, é comum que os adolescentes passem muitas horas no quarto e esse cômodo surge como um refúgio diário. Sendo assim, é necessário equilibrar necessidades e conforto, tendo um projeto inteligente que busque solucionar problemas comumente encontrados nos quartos de meninos e meninas, como falta de espaço e excesso de bagunça.
Ao planejar o quarto de um adolescente, detalhes básicos devem ser levados em consideração, como: reservar um espaço para estudos, como uma escrivaninha; ter o local do computador, notebook e videogame, assim como para a televisão. Dependendo da idade, deve-se ainda definir um local para brincadeiras e momentos de lazer, além de uma cama de qualidade para os momentos de descanso.
Com esse desafio de decoração, uma ajuda pode vir do próprio dono do cômodo, no momento em que o profissional que está planejando o quarto pode consultar seus objetivos, vontades e necessidades. Outro desafio que se apresenta é a transição de idades, pois ao decorar o quarto de um adolescente, seja menino ou menina, é preciso antecipar que ele passa por diversas fases, desde a transição da infância para a adolescência, como também a transição dessa última para o início da fase adulta.
Esse problema pode ser resolvido ao apostar em um planejamento otimizado e funcional, isto é, que possibilite espaços flexíveis e oportunidades de se acrescentar, modificar ou remover detalhes, sem prejudicar toda a harmonia decorativa do quarto. Uma boa alternativa é apostar em móveis com materiais que possuam boa superfície para pinturas, ou até mesmo apostar em armários e estantes brancas, deixando a descontração e personalidade do ambiente por conta de adereços, enfeites, brinquedos, luminárias, roupas de cama, almofadas, adesivos de parede, etc.
Se o espaço ainda permitir, o projetista poderá pensar em um ambiente para que o adolescente possa receber seus amigos, proporcionando comodidade para quando houver esses encontros. Por exemplo: meninos que gostam de jogar videogame, muitas vezes, convidam os colegas para jogar junto a ele, então é preciso ter mais espaço para acomodar os amigos em frente à televisão.
Nessa fase, os adolescentes costumam ser influenciados pelo que está na moda ou o que é tendência na escola e no círculo de amizade. Por isso a importância de saber a opinião e os gostos deles no momento da decoração do quarto. O ambiente pode seguir diversos motivos: ser mais moderno, mais simples com possibilidade de incrementar com detalhes, ser temático, etc. E, apesar da decoração, o principal objetivo é oferecer um ambiente acolhedor, confortável e que seja interessante, isto é, oferecendo recursos que são da preferência do adolescente.
Fotos de quartos planejados para jovens: