Embora seja considerado supérfluo, o criado-mudo é um móvel muito útil, principalmente em quartos pequenos que têm pouco espaço para armários grandes e cômodas. É excelente para servir como apoio para deixar bem à mão as coisas que você usa antes de dormir ou assim que acorda, como um livro, uma jarra de água ou o celular. Hoje em dia está fora de moda usar um criado de cada lado da cama: apenas um móvel é suficiente.
Criados-mudos costumam ser muito baratos: com menos de R$ 100,00, é possível encontrar modelos bonitos e funcionais. Você também pode entrar na moda do reaproveitamento e usar objetos que já tem em casa. Confira a seguir algumas ideias.
1. Aproveite o espaço
Escolha um modelo com gavetas e/ou porta, Além de excelente para esconder a bagunça, ainda elimina outros móveis que ocupam mais espaço.
Caso você prefira um do tipo mesa, use a parte de baixo para organizar livros, revistas, CDs ou DVDs.
O criado-mudo não precisa ser da mesma cor e nem do mesmo material dos outros móveis. É importante que ele combine com a cabeceira da cama e o estilo do quarto como um todo (linhas arredondadas para um ambiente romântico, material envelhecido se o ambiente for mais rústico, criado colorido com móveis brancos ou minimalista para um ambiente moderno).
Se o espaço realmente for muito limitado, uma boa ideia é usar nichos ou prateleiras presas na parede como criado-mudo. As prateleiras podem ser de madeira, vidro ou metal, e pouparão muito espaço dentro de um quarto pequeno.
Que tal aproveitar itens que estão esquecidos na sua casa para criar um ambiente vintage e divertido? Use conjuntos de malas antigas, uma cadeira velha (ao natural ou pintada em cores vivas) ou até mesmo uma peça de bateria.
5. Recicle itens que iriam para o lixo
Sustentabilidade está em alta, e foi-se o tempo em que objetos reciclados eram feios e sem-graça. As tendências de decoração apontam para o uso de materiais reciclados, reaproveitados e reformados, que podem dar ao ambiente uma cara nova e original.
Algumas opções:
– use um tambor de metal antigo, ao natural ou pintado com referências a grifes famosas, marcas de bebida ou em uma cor alegre;
– o mesmo procedimento serve para aquelas bobinas que as companhias elétricas usam para enrolar fios.
As possibilidades são infinitas, só depende da sua criatividade!