Na hora de planejar o quarto do seu bebê, há uma série de cuidados que precisam ter para evitar algum acidente. Existem também alguns truques para adaptar a sua mobília conforme a criança vai crescendo, ou seja, você não precisa comprar móveis novos todo ano. Assim você economiza tempo e dinheiro. Basta levar um projeto de móvel bem pensado à um marceneiro para que decorar o quarto do seu bebê não se torne uma dor de cabeça.
Aqui vão algumas dicas de segurança que você deve levar em conta em relação aos moveis que colocará no quarto do bebê:
- As quinas dos móveis devem ser todas arredondadas para não machucar a criança caso ela esbarre em algum canto de móvel.
- Os puxadores da cômoda e dos armários devem ser embutidos, assim, não há risco da criança bater em algum puxador pontudo.
- Todas as gavetas devem ter amortecedor. Ele segura a gaveta um pouco antes dela fechar por completo, evitando um grande impacto. Logo, a criança não corre o risco de prender os dedinhos quando for mexer em alguma gaveta.
- Não se esqueça também de tampar todas as tomadas par que a criança não leve choque.
Outra questão que você deve levar em conta na hora de planejar os móveis do quarto do bebê, é a questão do tempo. Sua criança não será pequena para sempre, mas os móveis podem se adaptar para acompanhar o crescimento dela. Aqui vão alguns truques que você pode pedir pro marceneiro projetar:
- Trocador: O topo de uma cômoda pode servir de trocador, e nas gavetas você guarda os acessórios como fraldas, talco, etc. Quando sua criança não precisar mais trocar as fraldas, você usa a cômoda normalmente e no topo você coloca brinquedos ou porta-retratos entre outros objetos de decoração.
- Armário: As roupas de bebê são bem pequenas e por isso, o mais prático é empilhá-las em prateleiras. Dentro do armário, elabore um sistema de colunas de prateleiras que possam ser removidas facilmente. Assim, quando a criança crescer e você quiser pendurar as roupas, é só tirar as prateleiras e instalar um barra de cabideiro.
- Mesinha: Ao lado da poltrona de amamentação, é bom colocar uma mesinha ou criado-mudo para apoiar as coisas como mamadeira e chupeta. Essa mesinha pode facilmente virar um baú de brinquedos. É só elaborar uma tampa removível para ela.
- Berço: Você pode transformar o berço do seu bebê em uma mini-cama. Peça ao marceneiro que crie um sistema em que se poça remover a grade de proteção e as laterais do berço, mantendo a estrutura de base. Essa mini-cama só poderá ser usada até a criança completar no máximo 5 anos.
Agora só falta você sentar junto a um profissional e montar um projeto seguro para o quarto do mais novo membro da família. Vale a pena montar uma proposta de móvel que acompanha o crescimento da criança, você estará fazendo uma economia de longo prazo.
Fotos de móveis planejados para quarto de bebê: