Agradar crianças nunca foi tarefa fácil. Crianças são seres exigentes e dificilmente alguma coisa está bom o suficiente ou da maneira como planejaram. Pensando nisso, parece até impossível decorar um quarto planejado que atenda às expectativas delas e que seja o local mais confortável da casa. A mudança, em que uma criança passa para a fase de pré-adolescência é um dos momentos mais difíceis, pois tudo está se transformando, tanto os gostos quanto as atitudes.
É nesta fase que a criança busca se conhecer e achar sua identidade e geralmente existe também a influência dos colegas de escola que fazem com que essa fase seja ainda mais turbulenta e repleta de transformações. Essas mudanças costumam se refletir na decoração das ambientações, principalmente em seus quartos, pois é o local que mais se sentem – ou deveriam se sentir – mais seguros e à vontade. É comum os pais se surpreenderem com um quarto cheio de pôsteres, brinquedos esparramados, adesivos colados no guarda-roupa e em outros lugares, etc.
Por isso, tentar personalizar o quarto do seu filho/a talvez seja a melhor solução para agradar e assim chegar a um consenso entre as condições e gostos de pais e filhos, sem gerar conflitos. Assim, os quartos planejados seriam a melhor solução. De uma forma bastante simples, com base em alguns modelos prontos de decoração e pensando em utilizar móveis também planejados é capaz produzir um quarto do jeito que sempre sonhou para a criança.
O mais indicado é criar quartos e projetos que possam ser ajustados e adaptados a qualquer momento, pois como os gostos mudam constantemente, o legal é mudar o estilo do quarto com pequenos detalhes para manter o atrativo para a criança.
O ideal é que um quarto infantil seja amplo, pois crianças precisam de espaço, mas nada impede que um quarto mais compacto não seja um local confortável e inclusive aconchegante. Aliás, quartos planejados compactos podem, de certa forma ter seus espaços otimizados através da escolha dos móveis. Neste caso, o menos é mais, vale a pena adquirir um beliche para ampliar o espaço e optar por outros móveis como escrivaninha de canto de parede e alguns pufs para decorar o ambiente. Uma dica para economizar espaço e que fica um charme é adquirir araras para pendurar as roupas. Já quartos maiores podem contar com mesas e cadeiras, estantes, sofás, guarda-roupa e outros adereços que servem para incrementar o ambiente.
Fotos de quartos planejados de crianças: