A construção civil vem cada vez mais buscando soluções sustentáveis em prol da melhoria ambiental e de garantir muitas vantagens inclusive economizar. Hoje já encontramos com mais facilidade nas grandes cidades vários edifícios e residências com propostas que garantem sustentabilidade e auxiliam diretamente na economia, por exemplo, água e energia elétrica.
Uma opção sustentável e moderna que vem agradando tanto aos arquitetos quanto aos paisagistas é o telhado verde, neste artigo você vai saber mais a respeito.
Esta técnica é bastante simples, é necessária uma aplicação que consiste no uso de solo e vegetação sobre uma camada impermeável na laje superior de residências e edifícios. A implantação do telhado verde traz vários benefícios e melhorias como a purificação do ar e das condições térmicas.
- Este conceito do telhado verde foi criado na década de 20 pelo arquiteto francês Charles-Édouard Jeanneret mais conhecido como Le Corbusier, que já naquela época se preocupava com o crescimento das cidades e a diminuição dos espaços verdes, asfixiando os grandes centros urbanos.
- A falta de vegetação e áreas verde nas cidades causam ilhas de calor, que deixam a temperatura até 10 graus acima da temperatura normal.
A arquitetura moderna pede a integração do concreto com o verde. E a palavra de ordem é sustentabilidade! Por isso a implantação do telhado verde é uma forte tendência da construção civil, pois é extremamente funcional e muito importante para amenizar as consequências da falta de preservação de áreas verdes nos grandes centros urbanos.
Como é implantado o telhado verde?
A instalação do telhado verde em uma obra é bem mais fácil e econômico do que muitos imaginam. Para uma obra em andamento a implantação do telhado verde não altera o valor da construção. A implantação do telhado verde pode ser feita em construções com estruturas de concreto, metal e madeira. A maneira de efetuar a colocação do telhado verde vai depender do formato de cada estrutura. Porém vamos falar da maneira básica que ele pode ser implantado e o que é preciso ser observado com cuidado:
- Tenha certeza que a estrutura é resistente;
- É preciso fazer uma impermeabilização cuidadosa para evitar futuras infiltrações, o recomendado é a massa asfáltica;
- Deve-se criar uma camada de drenagem de aproximadamente 07 cm, nesta fase usa-se argila expandida;
- Cubra a argila com uma manta permeável para que as raízes das plantas não estraguem as estruturas;
- Sobre a manta coloque o substrato que fará o papel do solo;
- Em seguida faça o plantio das espécies que mais se adaptam a sua região e de acordo com a incidência solar sobre o telhado da construção.
- Entre as espécies mais utilizadas no telhado verde é a grama, entretanto você pode cultivar um jardim, uma horta e até ter arvores frutíferas.
O telhado verde é de fácil manutenção.
Você precisa ter os mesmos cuidados dispensados a um jardim para a manutenção do telhado verde. Se usar grama precisa fazer a poda e retirar as ervas invasora. Caso opte por flores, hortaliças e frutas deve se observar a forma indicada para o cultivo de cada espécie, para adubação e poda nos períodos corretos.
Nas construções onde o telhado verde foi implantado além do efeito estético é possível gerar economia como, por exemplo, o não uso de ar condicionado, pois o ambiente fica com uma temperatura amena durante todo o ano.
O uso do telhado verde deve ganhar cada vez mais adeptos em todo o mundo. É chegada a hora de voltarmos nossa atenção para deixar o ambiente onde vivemos mais verde e harmônico para obtermos mais qualidade de vida!
Veja também modelos de telhados americanos.
Fotos telhados sustentáveis e telhado verde: