As orquídeas ficam lindas em qualquer ambiente, seja no jardim, na sala, no escritório, elas sempre dão um toque especial e chamam muito a atenção. Mas é preciso saber cuidar da orquídea para que ela fique sempre muito vistosa. E há várias dicas interessantes que ajudarão você a cuidar melhor de sua orquídea.
E os cuidados com suas orquídeas começam ainda na escolha do vaso. Muita gente escolhe o vaso mais bonito para que a beleza da orquídea possa ser ainda maior, mas isto está errado! A preferência é por vaso de barro e nunca os de plástico. Os vasos de barro podem até ser mais caros, porém, são os preferidos das orquídeas, já que eles oferecem melhor drenagem para a água.
E cuidado na hora de regar sua orquídea, porque se a base da planta ficar a menos de 2 cm da “boca” do vaso, então é preciso tomar providências, pois a planta deverá ficar pelo menos a dois dedos de altura, abaixo da boca do vaso de barro.
Um cuidado muito importante que se deve ter e poucas pessoas sabem disto, é o cuidado na hora de cortar a orquídea, pois é preciso esterilizar a tesoura, para isto você poderá levar a tesoura ao fogão e deixar a parte que corta, exposta ao fogo por um tempo. Depois é preciso esperar a tesoura esfriar para poder usá-la. E se for cortar uma outra orquídea, novamente esterilize a tesoura.
E coloque um pouco de canela em pó no local que você cortar ou retirar alguma folha, para ajudar na cicatrização.
Quando for plantar sua orquídea, cuidado! Muito espaço significa mais umidade e isto a orquídea não gosta, pode até mesmo trazer alguma doença à planta. Utilize um vaso de barro com tamanho proporcional à planta. Esse vaso de barro deverá ficar 24 horas imerso em um local com água.
Quando retirar a muda de orquídea, utilize uma tesoura esterilizada, depois tire todas as raízes que estiverem danificadas e verifique também se há parasitas presos à muda.
No vaso de barro, que ficou 24 horas imerso na água, você deverá colocar no fundo deste vaso alguns pedaços de telha, para que a água possa escoar corretamente. Em seguida, deverá ser colocado o substrato vegetal preferido da orquídea, além de um pouco de fibra de coco, umedecidas.
Faça um orifício na mistura de forma que você possa plantar a orquídea sem forçar a planta, pois é preciso ser muito delicado para que ela possa se adaptar rapidamente ao vaso e dê lindas flores!
A orquídea deve ficar em um local com boa luminosidade mas sem exagero. Se a orquídea receber pouca luminosidade as folhas ficarão com tons mais escuros, já o excesso de sol, deixará as folhas amareladas. Veja alguns tipos de orquídeas lindas, suas foto e nomes.