Ter uma piscina em casa é o desejo de milhares de pessoas, ainda mais morando em um país tropical onde a incidência solar predomina na maioria dos dias do ano. Um bom projeto de piscina planta baixa e instalação correta da mesma agrega valor ao imóvel e traz melhoria da qualidade de vida para você e sua família.
As piscinas estão cada vez mais acessíveis e ter o sonho de construir uma em casa já não está tão distante assim.
Existem várias opções de piscinas no mercado e as mais usadas hoje em dia são:
- Piscinas de fibra -> São as mais utilizadas, possuem o melhor valor de mercado e sua instalação é relativamente fácil. Entretanto o formato e tamanhos são pré-definidos e pode se tornar inviável sua instalação em locais de difícil acesso. O prazo médio para instalação da piscina é de 10 dias.
- Piscinas de vinil ->Tem sua base feita de alvenaria e é forrada com filme PVC, a piscina de vinil pode ser feita no tamanho e modelo que melhor lhe convier. Entretanto é necessário muito cuidado para que não haja o corte acidental no filme de PVC. Com a manutenção e cuidados necessários tem aproximadamente 10 anos de vida útil.
- Piscinas de alvenaria ->As piscinas feitas de concreto são extremamente duráveis e em média custam 03 vezes mais que as outras. Neste caso o modelo e tamanho vão até onde sua imaginação quiser. Porém devem ser muito bem construída, pois a manutenção é bastante cara. Prazo médio de instalação 45 dias.
Antes de iniciar a sua obra faça uma pesquisa sobre os valores da construção em si e da manutenção que a piscina exige para seu bom funcionamento.
Piscinas residenciais –Por onde começar?
- Localização -> O lado poente do terreno é a localização ideal para a instalação da piscina, ou seja, onde o sol se põe. Se esta localização não for possível escolha o local do terreno onde tem mais incidência solar durante o período da tarde. Esta opção é para que a casa não faça sombra na piscina proporcionando melhor utilização da mesma.
- Tamanho das piscinas ->A proporção deve ser definida de forma realista, não adianta planejar uma piscina planta baixa que vai ocupar a maior parte do terreno prejudicando as áreas de convivência e de circulação. Em casos de espaço reduzido você pode optar por um SPA com hidromassagem ou banheiras tipo jacuzzi.
- Formato ou design das piscinas -> O formato da piscina deve proporcional ao tamanho onde ela vai ser instalada. Hoje uma das favoritas dos arquitetos são as piscinas no estilo raia, pois não ocupam muito espaço e pode ser usada para pratica de natação. Podem ter diversas formas e desenhos, retas ou orgânicas, as mais utilizadas são:
*** Retas -> Irregular, quadrada, retangular, raia entre outros;
*** Orgânicas -> Irregular, redonda, feijão, oval entre outros.
- Estrutura -> Você precisa contratar um engenheiro ou empresa especializada para dimensionar a estrutura que vai ser necessária para que a piscina de planta baixa seja construída de forma segura. Deve-se levar em consideração o tipo do solo e as condições do terreno.
- Impermeabilidade -> Exija que durante a obra seja feita um excelente trabalho de impermeabilização, para evitar futuras infiltrações.
- Profundidade ->Há algum tempo era comum construir piscinas residências muito profundas, além de gastar mais água chegava a ser até mesmo desconfortável. Hoje a preferencia é por piscinas mais rasas, econômicas o que as torna mais confortáveis. Dicas de profundidade:
*** Piscina recreativa -> 1,20cm de profundidade, propícia para recreação da família onde é possível se refrescar e conversar.
*** Piscina convencional ->1,50 cm de profundidade é a mais tradicional, propícia para nadar, mas se deve evitas os saltos de “ponta”.
*** Piscina infantil -> 90 cm de profundidade, são feitaspara recreação das crianças. TODO CUIDADO COM AS CRIANÇAS NA PISCINA DEVE SER TOMADO.
*** Prainha -> Patamar com 50 cm de profundidade, onde é possível sentar para uma boa conversa enquanto se refresca.
*** Lava pés -> Patamar com 30 cm de profundidade propícia para colocação das cadeiras de sol ou espreguiçadeiras.
Quando decidir por construir sua piscina faça uma pesquisa de mercado e opte por empresas que já tem experiência e reconhecimento no mercado. Crianças precisam ser monitoradas incessantemente quando estiverem usando a piscina. Use sempre dispositivos de segurança para cobrir as piscinas. No mais aproveite o máximo possível, depois de um dia estressante nada mais gratificante do que relaxar na sua piscina.
Fotos de projetos de piscinas planta baixa: