As câmeras de segurança há muito tempo já fazem parte do nosso cotidiano. Antes este dispositivo era usado por empresas e bancos, mas infelizmente com o aumento constante da violência e com a extrema ousadia dos criminosos este dispositivo de segurança esta cada vez mais presente nas residências de todo o Brasil.
Se você sair neste momento para dar uma voltinha no seu bairro e prestar atenção a sua volta, vai constatar que as câmeras estão presentes na maioria dos estabelecimentos comerciais e nas residências. Muitas pessoas já se sentem vigiadas até demais e reclamam da falta de privacidade que agora faz parte da nossa rotina.
Entretanto para que tenhamos maior segurança optar pelas câmeras é uma decisão inteligente. Nós só conseguimos desempenhar com qualidade nossas funções diárias sabendo que nossa família e patrimônio estão bem protegidos e seguros.
O que antes era considerado um luxo, hoje é necessidade!
Neste artigo você vai encontrar as informações necessárias para adquirir as câmeras de segurança para melhor proteção da sua família e do seu patrimônio.
- O mercado de equipamento de segurança oferece diferentes sistemas de monitoramento residencial que inclui as câmeras, o que você precisa saber antes de comprar:
O dispositivo de segurança por mais básico que seja é composto de:
** Câmeras;
** Monitores.
Estes dois equipamentos são essenciais para o monitoramento, eles possuem tamanhos, resolução e voltagens diferentes.
Defina o local onde as câmeras serão instaladas:
** Câmeras para áreas externas devem ser a prova d’água ou possuírem protetores. É aconselhável o uso de câmeras externas com detector de movimento, que iniciam a gravação imediata ou acionam o alarme assim que o movimento é reconhecido.
Câmeras de monitoramento, com imagem em preto e branco ou colorida?
** Câmeras em preto e branco tem melhor resolução quando operadas no escuro ou em ambientes com luminosidade crítica, já as coloridas proporcionam uma melhor identificação caso seja necessário.
Câmera CCD: Este é um dos equipamentos mais versáteis e usados do mercado. Recebe este nome, pois no seu interior existe um sensor de luz em estado sólido, que é o responsável por transformar a luz em sinal elétrico. Oferece vários recursos entre eles:
** Troca de lentes;
** Captura maior quantidade de imagens;
** Permite ajustes de luminosidade.
Mini câmeras: são muito usadas para monitoramento interno e possuem o sensor CCD. Por ser muito discreta este dispositivo geralmente é utilizado em investigações de furtos e roubos que acontecem internamente nas empresas e residências, relacionados a funcionários desonestos. Oferecem menos recursos e não podem ter as lentes trocadas.
Câmera falsa: Geralmente são instaladas em pontos estratégicos para inibir a ação de bandidos e vândalos. Por serem idênticas às câmeras que são reais conseguem o feito psicológico desejado levando ao individuo a acreditar que esta sendo filmado.
Câmeras que se movimentam: São dois os modelos de câmeras mais utilizadas em sistemas de monitoramento:
** Câmera “PAN” -> Normalmente fica dentro do Domus e se seus movimentos são horizontais. É necessária a instalação de uma mesa de controle para manuseá-las a distancia.
** Câmera “PAN-TILT -> Pode ser movimentada verticalmente e horizontalmente, sua instalação é feita dentro do Domus, a mesa controladora também é necessária para promover os movimentos e o zoom. Este tipo de monitoramento é mais usado por grandes empresas, indústrias, shoppings dentre outros.
Câmeras com infravermelho: A câmera que possui este dispositivo permite que as imagens sejam registradas no escuro. Entretanto quando expostas a luminosidade, suas imagens ficam desfocadas e borradas.
Quando for efetuar a compra do sistema de monitoramento, faça uma pesquisa de mercado e opte por uma empresa idônea, lembre-se que é a segurança da sua família que está em jogo.
Um profissional capacitado tecnicamente vai ser capaz de dimensionar suas reais necessidades e criar um projeto de segurança adequado para sua residência. As câmeras de segurança são ótimas ferramentas quando usadas corretamente. Segurança é requisito fundamental para assegurar seu bem estar e a sua qualidade de vida!