Grama verdinha e macia como um lindo tapete é a moldura ideal para seu jardim. Para conseguir um gramado com qualidade é preciso planejar e saber a forma correta de fazer o plantio. É sabido que existem 04 espécies de gramas mais usadas em nossos jardins.
As espécies são:
- Grama Esmeralda;
- Grama São Carlos;
- Grama Bermudas;
- Grama Santo Agostinho.
Veja qual a espécie de grama é a melhor para sua região. Analise a incidência de sol e sombra onde vai ser feito o plantio da grama. E qual o espaço total da área a ser gramada para que você possa efetuar a compra apenas do necessário.
Grama faça o plantio corretamente -> Preparação do Solo
Independente da espécie da grama escolhida a preparação inicial do solo é a mesma para todas elas.
Antes de iniciar o plantio da grama é necessário retirar todos os resíduos do local que vai ser gramado, pedras, entulhos, madeira, resto de construção, ervas daninhas e pragas. A preparação do solo é muito importante para ter um gramado saudável e bonito.
Faça a analise do solo -> Conhecer melhor o solo é muito importante para ter um bom desenvolvimento do gramado e do jardim. Com esta analise se o solo tiver alguma deficiência você vai poder corrigi-las antes do plantio da grama. Desta forma as plantas do jardim e o gramado vão ter os nutrientes necessários para crescerem e se manterem saudáveis.
Descompactação do solo -> Revolva a superfície do solo, aproveite para desmanchar os torrões e retirar as ervas daninha ou alguma impureza que ainda possa ter no local. Este revolvimento deve ser feito aproximadamente por 20 cm de profundidade, esta pratica é necessária para facilitar o enraizamento da grama.
Substrato -> É recomendável a adição de um bom substrato, para melhorar a qualidade do solo.
Uso de corretivos -> Os solos ácidos são predominantes no Brasil, à correção pode ser feita com aplicação de calcário dolomítico que é facilmente encontrado nas casas especializadas em jardinagem.
Grama bem plantada – Tapetes ou Rolos -> Esta é a forma mais pratica para fazer o plantio.
Os tapetes e rolos são facilmente encontrados e todas as espécies mais comuns estão disponíveis assim.
Assim que o plantio é realizado você já tem um gramado verdinho. Os tapetes ou rolos de grama cobrem bem o solo evitando o aparecimento de erva daninha. Se a área que for receber o gramado tiver talude opte pelos tapetes (placas) e depois do plantio as escore com estacas de madeira. Para evitar o aparecimento de bolsões de ar entre os tapetes e o solo, que são fatais, deve-se socar bem a grama durante o plantio. Quando a grama é plantada sob o sol quente corre-se o sério risco de que ela morra por desidratação. Para que o plantio dê o resultado esperado certifique-se que o solo esta drenável. Coloque os tapetes no solo como se estivesse montando um quebra-cabeça, quando necessário coloque areia nas juntas e espaços. Faça uma boa compactação dos tapetes ou rolos, fazendo com que as raízes fiquem as mais próximas possíveis do solo.
O plantio utilizando tapetes ou rolos é o mais recomendado para serem utilizadas em jardins residenciais, empresas, condomínios, playground e praças.
Nos primeiros 60 dias é necessário fazer irrigação 02 vezes ao dia, ao amanhecer e ao entardecer.
Outras formas de plantio de grama -> Plugs ou Mudas / Sementes
– Pequenas mudas de grama enraizada também são chamadas de Plugs. Por ter custo de plantio menor é ideal para o plantio de grandes áreas como campos de futebol, golfe, polo.
*O maior problema neste tipo de plantio é a disponibilidade de água para irrigação. A evaporação da água quando o plantio é feito através de mudas é bem maior, pois elas são muito pequenas e o solo resseca com muita facilidade. O surgimento de erva daninha também tem incidência maior. Exige projeto de irrigação.
– Sementes – O plantio por sementes tem o numero de espécies reduzidas no Brasil, esta é a maior desvantagem.
As sementes disponíveis no mercado são apropriadas para gramados esportivos. Embora possa não parecer esta forma de plantio é a que exige mais cuidados.
*Erros na preparação do solo, correção, adubação e aplicação de defensivos pode comprometer seriamente o futuro do gramado.
Caso necessário procure um profissional para auxilia-lo no plantio. Busque também informações sobre a empresa que vai fornecer a grama.
RESUMO:
- Escolha a grama de acordo com o espaço que vai receber o plantio;
- Prepare o solo para receber a grama;
- Faça a analise do solo, faça a descompactação e correção necessária;
- Preferencialmente use tapetes ou rolos;
IMPORTANTE: Faça o plantio da grama no inicio da primavera, ou na estação de mais incidência de chuvas na sua região.