Ter uma piscina em casa é o desejo de praticamente todas as pessoas! Além de poder se refrescar nos dias mais quentes, a piscina oferece ao ambiente um visual mais moderno, sofisticado! A piscina também se torna um motivo a mais para reunir a família e os amigos no final de semana para um churrasco ou confraternização. Seja como for, o imóvel com uma piscina se torna mais valorizado, mais bonito e certamente vai oferecer ótimos momentos de lazer a toda a família.
A piscina de alvenaria é uma das mais requisitados e o passo a passo de sua construção não é tão complicado quanto se imagina. As laterais da piscina receberá o concreto e será revestido com cerâmicas. O piso deverá ser feito de uma forma que tenha uma ligeira queda, para escoar a água no caso de querer lavar a piscina, a não ser que se usará uma bomba para sugar a água para fora.O primeiro passo é escolher o espaço onde a piscina ficará, tomando o cuidado de escolher o local onde haja maior incidência de sol durante todo o dia, preferencialmente. Lembre-se que é preciso ter um bom espaço nas laterais.
Antes de começar a escavação, defina qual vai ser a profundidade, o ideal é que seja funda o suficiente para uma pessoa adulta ficar em pé, tocando os pés no fundo da piscina e a cabeça ficando para fora da água, mas isto vai depender de cada um, pois há quem prefira piscinas mais rasas para não oferecer riscos às crianças. Pode-se fazer a piscina com um espaço mais fundo e outro mais raso, caso seja uma piscina com um tamanho suficiente para esta divisória.Após a escavação, tábuas poderão ser utilizada para firmar o solo. O ideal é que não comece a construção da piscina imediatamente, logo após a escavação, é bom esperar alguns dias.
Blocos de concreto poderão ser utilizados na construção das paredes da piscina de alvenaria, como se fosse mesmo a parede de uma casa, mas tomando o cuidado de fazer paredes “duplas” preenchidas com pedra de brita. E se for uma piscina maior, com medida superior a 5 metros, então será preciso construir uma estrutura para dar sustentação às paredes. E não se esqueça das entradas de água da piscina e também o ralo para esvaziá-la quando se quiser fazer a limpeza.
O fundo da piscina de alvenaria deve ser reforçado com um concreto e cerâmica anti-derrapante poderão ser utilizadas, assim ficará mais fácil para se apoiar quando quiser ficar de pé, dentro da piscina.
Cuidado também com o acabamento em torno da piscina, pois deverá ser utilizado piso anti-derrapante para não oferecer riscos. Algumas piscinas oferecem massagem, então lembre-se de reservar com antecedência o espaço onde ficará a “casa de máquinas”. Este local deve ser de fácil acesso, para que a manutenção seja feita com facilidade.
Lembre-se que é muito importante fazer uma sondagem do solo, onde a piscina de alvenaria será construída, para evitar problemas futuros.
Fotos de projetos de piscinas de alvenaria: