Mesmo as casas simples merecem uma pintura sofisticada e um acabamento impecável. Mas antes de começar, você precisa saber de alguns pontos importantes. Quando se trata de pintura muitas pessoas têm várias duvidas, por exemplo sobre como pintar, qual cor usar ou porque usar determinada cor. Essas duvidas você pode solucionar logo abaixo observando atentamente cada dica. Confira:
Como pintar: Se você nunca pintou uma parede é bem provável que você precise de ajuda de algum profissional. Até porque, além das nossas dicas, um pintor utiliza de muitas técnicas para alcançar um resultado satisfatório, e isso só com muitos anos de experiência mesmo, certo?
Primeiramente comece pintando o teto, depois as paredes, portas, janelas e por fim os rodapés. Mas antes de tudo você precisa esvaziar o ambiente para não correr o risco de sujar seus móveis. O chão deve ser coberto com plástico preto ou jornal. A superfície que receberá a tinta deve estar firme, limpa e seca.
Textura: Texturas não são muito usadas em casas simples e pequenas. A textura tem a tendência de diminuir o ambiente. Quando o espaço é amplo essa técnica funciona muito bem, mas quando o espaço é pequeno a textura pode transformar o ambiente em um local apertado, sufocante e desagradável. Com exceção da fachada da casa, a textura funciona muito bem nas fachadas e varandas, até mesmo por que é durável e protege as paredes disfarçando defeitos e evitando que a tinta desbote rapidamente.
Tintas: Existem diversos tipos de tintas que servem para variados tipos de funções. Entre eles estão a cal, o látex ou PVA, a acrílica, a fosca, a brilhante, a acetinada, a emborrachada, as laváveis e as sem cheiro. Observando essas opções de um modo geral, a melhor tinta é provavelmente a acetinada. A brilhante por exemplo é linda, mas com o tempo e com a luminosidade pode se tornar cansativa aos olhos.
Cores: Para escolher uma determinada cor para sua casa é preciso observar vários pontos e pesquisar sobre eles. O bom senso nessa hora nunca é de mais. É bom lembrar que cores fortes e vibrantes nas paredes são muito gritantes e podem causar sensações diversas para quem vive e precisa olhar para elas todos os dias. A cor mais aconselhável para paredes são cores neutras como beje, café com leite, branco, e sendo assim, podemos trabalhar o colorido em forma de artigos decorativos, móveis, tapetes, cortinas, etc.
As cores vermelha, laranja e pink por exemplo, passam uma sensação de agitação para as pessoas. Elas cabem bem em bares e salões de festa, mas em casa deve-se tomar um pouco de cuidado com o uso delas, principalmente com os quartos das crianças.
As cores azul e verde claro são indicadas para o quarto dos pequenos, pois transmitem sensação de relaxamento e calmaria.
Fotos de pinturas de casas simples: