Apartamento – O que preciso saber antes de comprar meu apê?

Apartamento–O-que-preciso-saber-antes-de-comprar-meu-apê

Realizar o sonho de ter um cantinho para chamar de seu é o desejo da maioria dos brasileiros. O sonho da casa própria geralmente é realizado com muito esforço e trabalho, por isso antes de comprar seu apartamento, você precisa ficar atento a alguns detalhes para não fazer um investimento do qual poderá se arrepender amargamente. Neste artigo você vai encontrar algumas dicas fundamentais para que você possa comprar seu apartamento sem erro.

O que preciso saber antes de comprar meu apê?

Sem dúvida alguma o apartamento é o imóvel mais procurado no mercado imobiliário, todos os dias surgem novos empreendimentos e é preciso ficar atento principalmente quanto a idoneidade da construtora. Saiba mais.

Apartamento–O-que-preciso-saber-antes-de-comprar-meu-apê

– Construtora: busque referências sobre a construtora com a qual você vai negociar, verifique se ela possui todos os cadastros necessários junto aos órgãos competentes. Em posse do CNPJ da empresa, procure o Procon da sua cidade e verifique se existe alguma reclamação em relação a construtora. Verifique se o engenheiro e o arquiteto responsáveis pela obra possuem cadastro no CREA. Faça uma pesquisa para saber se a empresa não está em dívida com o INSS, se possui débitos junto a prefeitura, dívidas trabalhistas e ações cíveis contra a mesma, estas informações você consegue na Junta Comercial de sua cidade. Outro ponto de suma importância é verificar em um Cartório de Registro de Imóveis se a construtora efetuou o Registro de Incorporação Mobiliária e se ela possui o Memorial Descritivo da Obra. Visite uma obra entregue pela construtora, converse com os moradores, procure saber sobre a qualidade do acabamento da obra, se o imóvel foi entregue na data prometida, etc.

– Localização: nem sempre é possível adquirir o apartamento naquele bairro dos seus sonhos. Por isso, é preciso levar em consideração a infraestrutura onde o imóvel está localizado e para isso nada melhor do que andar pelo bairro, verificar se existem escolas, universidades, padarias, supermercados, clinicas medicas, postos de combustíveis, acesso ao transporte coletivo, entre outros. Converse com comerciantes da região sobre o transito local e principalmente sobre o que acham da segurança do bairro.

O que preciso saber antes de comprar meu apê

– Apartamento usado: se você encontrou o imóvel do seu sonho e ele é usado, é preciso ficar atento a cada detalhe de conservação do mesmo. Visite o apartamento, faça uma varredura minuciosa em cada cantinho, peça o projeto de iluminação e hidráulica e para a sua segurança leve um engenheiro para fazer uma vistoria no imóvel.

– Financiamento: os financiamentos dos imóveis podem ser feitos entre 15 e 30 anos, por isso é preciso levantar todos os gastos e despesas para se ter certeza que as prestações cabem no seu bolso. É preciso pensar nos valores a longo prazo e fazer uma poupança para ser usada no pagamento das prestações caso algo aconteça, como por exemplo, ficar desempregado. O ideal é ter o valor de no mínimo 6 parcelas em uma poupança.

– Condomínio: busque informações sobre as regras e valores cobrados pelo condomínio do edifício e quais são os serviços que estão inclusos nas taxas mensais.

– Área de lazer: ninguém é de ferro e momentos de descontração e relaxamento fazem parte do lado bom da vida. Verifique se o imóvel terá área de lazer, principalmente se você tiver filhos, isso agrega mais qualidade de vida para sua família.

Apartamento–O-que-preciso-saber-antes-de-comprar-meu-apê

– Posicionamento do apartamento: embora pareça não fazer tanta diferença, saiba que em regiões onde o verão é muito quente, a posição do apartamento influencia até no valor do imóvel. Por isso verifique qual a incidência solar no apartamento, se o sol o invadir na parte da tarde certamente ele será bem mais quente, o que implica no gasto maior inclusive de energia elétrica com equipamentos como, por exemplo, ventiladores e ar condicionado.

De todas estas dicas talvez a mais importante delas seja a seguinte: não se precipite e feche a compra de um apartamento sem ter certeza de que está fazendo um bom investimento.

Compartilhe

Comentários do Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *