Como limpar a coifa ou depurador?

Como-limpar-a-coifa-ou-depurador

A coifa ou depurador já se tornou um equipamento quase obrigatório nas cozinhas, além de ser um excelente aliado, evitando o acúmulo de gordura nas paredes e nos demais móveis e objetos, ele também confere requinte a decoração do seu espaço gourmet. Mas para um bom funcionamento do equipamento é preciso efetuar uma manutenção periódica e de acordo com as instruções do fabricante. Mas como limpar a coifa ou depurador? Aqui você vai encontrar as dicas necessárias para efetuar a limpeza do seu equipamento de maneira rápida e eficaz.

Como funciona a coifa?

A coifa tem como principal missão sugar o ar, filtrá-lo e leva-lo para fora da cozinha, isso é feito através de dutos que podem ser embutidos no teto, paredes ou forros. Ele também renova o ar da cozinha.

Como funciona o depurador?

Já o depurador é mais compacto, ideal para cozinhas com espaço reduzido. Ele tem como função reciclar o ar do ambiente.

Para o bom funcionamento dos dois tipos de equipamentos é preciso mantê-los limpos e com a manutenção em dia.

Mas como limpar a coifa ou depurador? Saiba mais

Como-limpar-a-coifa-ou-depurador

Para manter estes aliados do bom funcionamento da cozinha se faz necessário dar uma atenção especial a eles, por isso com estas dicas você vai realizar esta tarefa sem maiores dificuldades.

  • Antes de iniciar a limpeza, verifique no manual de instruções quais são as orientações em relação a limpeza e manutenção. Para não danificar o aparelho nem perder a garantia, siga as instruções à risca.

Veja estas dicas simples para deixar tudo brilhando:

– A limpeza nas partes externas do exaustor ou depurador deve ser feita preferencialmente todos os dias. Isso evita o acúmulo de gordura, poeira e o aparecimento de manchas.

Como limpar a coifa ou depurador

Filtros: a limpeza dos filtros deve ser feita mensalmente. A maioria dos fabricantes aconselham que seja feita a cada três meses, mas acredite isso torna a higienização mais complicada devido ao acúmulo da gordura e outras impurezas. Desligue o equipamento, retire o filtro e faça a limpeza de acordo com as diretrizes do manual de instruções.

– As grades de inox da coifa ou do depurador precisam receber uma atenção especial no momento da limpeza e para isso existe uma receita caseira imbatível para remover toda a sujidade, veja:

  • Remova as grades e as coloque dentro de um recipiente.
  • Ferva uma quantidade de água suficiente para cobrir as grades.
  • Adicione 1 colher de sopa de detergente neutro, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 1 copo americano de vinagre de álcool.
  • Deixe as grades de molho nesta solução por aproximadamente 20 minutos.
  • Em seguida retire as grades e limpe com uma esponja macia para evitar arranhões nas peças.

Os filtros de carvão ativado, não podem e não devem ser lavados, geralmente precisam ser trocados a cada 4 meses de uso.

Com estas dicas de como limpar a coifa ou depurador, você vai deixar tudo limpo e funcionando perfeitamente.

Compartilhe

Comentários do Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *