Como economizar energia elétrica?

Como-economizar-energia-elétrica

A economia da energia elétrica não ajuda somente na sustentabilidade do planeta, ela também contribui para a saúde de seu bolso, já que a cada ano a tarifa cobrada por este serviço essencial se torna mais cara. Mas como economizar energia elétrica? Saiba que com atitudes e cuidados simples você pode economizar energia elétrica, contribuindo efetivamente com a conservação do nosso planeta e aliviando o orçamento mensal da família. Neste artigo você vai encontrar dicas úteis de como economizar energia elétrica, sem nenhum sacrifício e de forma simples.

Veja como economizar energia elétrica em seu dia a dia

As tarifas sobre o consumo de energia elétrica, são cobradas de acordo com as bandeiras nas cores verde, amarela e vermelha. Tais tarifas são colocadas em prática de acordo com a quantidade de energia elétrica produzida pelas usinas e disponível no mercado.

Como-economizar-energia-elétrica

Como a geração de energia no Brasil é produzida por usinas hidrelétricas, em períodos de escassez de chuva, com baixa nos reservatórios de água e diminuição da produção de energia elétrica, as usinas termoelétricas (movidas a carvão), precisam entrar em cena, tornando as tarifas ainda mais caras.

Por isso economizar é a melhor saída, convoque a sua família para que façam um mutirão da economia com estas dicas:

  • Evite deixar luzes acesas desnecessariamente, caso seja preciso cole um lembrete nos acendedores e/ou tomadas, pedindo que a luz seja desligada sempre que ninguém estiver no ambiente.
  • O inimigo número um em gasto de energia elétrica é o chuveiro. Sendo assim, o correto é tomar um banho mais rápido de no máximo 10 minutos e desligue o aparelho quando for se ensaboar.
  • Abra a geladeira somente quando for necessário, como por exemplo, quando for preparar os alimentos, retire todos que estão no interior do eletro de uma só vez. Ficar abrindo a geladeira sem motivo, faz com que ela consuma energia extra.
  • Troque as lâmpadas de todos os cômodos por fluorescentes ou de led, elas são muito mais econômicas e duram por muito mais tempo.

Como-economizar-energia-elétrica

  • Pinte as paredes internas de sua residência com cores claras, assim a luz natural se dissipa com mais facilidade e evita a utilização da energia elétrica durante o dia. Cores claras também facilitam a propagação da luz elétrica, deixando os ambientes mais iluminados.
  • Os aparelhos de ar condicionado também consomem bastante energia elétrica, para reduzir o consumo é preciso manter os filtros dos eletros sempre limpos e higienizados.
  • O ferro de passar roupas é outro vilão do consumo, o correto é optar por utiliza-lo apenas quando for estritamente necessário. Escolha um dia da semana para passar a roupa de toda a família e use o eletro de acordo com as indicações do fabricante.
  • Evite deixar os aparelhos eletrônicos em stand-by, embora não pareça, neste modo eles consomem até 12% a mais em um mês.

Como economizar energia elétrica

  • Evite o uso de extensões e benjamins pois eles promovem o ‘escape’ de energia.
  • Utilize a máquina de lavar em sua capacidade máxima e siga as instruções do fabricante para fazer a operação. O ideal é juntar as peças de roupa suja e determinar um dia para a lavagem das mesmas.

Com estas dicas de como economizar energia elétrica, sua conta vai pesar bem menos em seu bolso e você vai contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida no planeta.

Compartilhe

Comentários do Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *