Como reformar cadeiras?

Como-reformar-cadeiras

Vamos falar hoje de colocar a mão na massa e entrar de vez na onda do ‘faça você mesmo’, neste artigo você vai obter informações e dicas úteis de como reformar cadeiras. Em tempo de crise e vacas magras, é hora de reformar, reutilizar e reinventar, por isso optar pelas reformas faz bem para o seu bolso e de quebra é possível dar um ‘up’ na decoração.

  • Além de economizar optando pela reforma, você também vai exercitar sua criatividade, trabalhos manuais são ótimos aliados para aliviar os sintomas do estresse, ansiedade e depressão.

Pequenas reformas feitas em casa geralmente são prazerosas e você pode ainda fazer disso um projeto familiar envolvendo a todos.

Mas como reformar cadeiras?

Como-reformar-cadeiras

Tranquilize-se reformar cadeiras não é um bicho de sete cabeças e você vai tirar de letra esta missão. Neste caso específico vamos abordar a reforma de assentos de tecido, com a técnica que iremos apresentar você pode utilizar vários tipos de tecidos, entre eles, brim, veludo que está na moda, jeans, entre outros.

Veja o passo a passo de como reformar o assento de uma cadeira:

1º passo: Desparafuse o assento da cadeira utilizando uma chave de fenda.

2º passo: Retire o tecido ou o material existente no assento da cadeira, caso seja necessário use um alicate ou um estilete. Geralmente o material é preso no assento com grampos, é preciso cuidado para não se ferir. Verifique se a espuma está em boas condições, caso contrário será necessário substitui-la.

3º passo: Chegou o momento de medir a largura, comprimento e altura do assento. Lembre-se que se o assento for arredondado é preciso adicionar três vezes a medida a altura na largura e no comprimento para comprar tecido suficiente.

4º passo: Opte por tecidos mais resistentes como mencionamos anteriormente, caso queira pode utilizar o corino para reformar o estofado da cadeira.

5º passo: Coloque o tecido do avesso sobre uma mesa ou bancada de trabalho, em seguida acomode o assento sobre o mesmo virado para baixo. Risque o tecido respeitando uma distância de aproximadamente 3 vezes a altura do assento.

6º passo: Com uma tesoura corte o tecido que vai ser utilizado na reforma da cadeira. Certifique-se que ele tenha as medidas corretas para cobrir o assento.

Como reformar cadeiras?

7º passo: Para iniciar a fixação do tecido no assento. Dobre a aba do tecido na parte mais comprida e grampeie do meio para as laterais. Repita este processo nas demais abas, sempre esticando o tecido e cuidando para que o acabamento nos cantos fique o mais perfeito possível.

8º passo: Faça as dobras no canto na diagonal, assim o acabamento fica perfeito.

9º passo: Use a tesoura para cortar as sobras do tecido deixando o acabamento uniforme.

10º passo: Caso queira aplique um selador no assento visando a maior durabilidade do mesmo. Utilize o selador de acordo com as instruções do fabricante. Deixe o tecido secar protegido do sol. Em seguida coloque e parafuse o assento na base da cadeira.

Com estas dicas de como reformar cadeiras, você vai conseguir fazer um belo trabalho sem maiores dificuldades.

Compartilhe

Comentários do Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *