Como evitar problemas com o portão automático

problemas-com-o-portão-automático

A instalação do portão automático vem sendo cada vez mais adotada, ter a comodidade de abrir e fechar o portão acionando um controle remoto fez com que este equipamento ganhe cada vez mais espaço no mercado. Neste artigo você vai encontrar dicas úteis de como evitar problemas com o portão automático, e preserva-lo para aumentar sua vida útil.

Como evitar problemas com o portão automático

A equipe do portal Decorando Casas, preparou especialmente este artigo com dicas para que você possa garantir a durabilidade e funcionamento do portão automático:

problemas-com-o-portão-automático

  • Escolha o modelo ideal: O primeiro passo e um dos mais importantes é fazer a escolha correta do modelo do portão que vai garantir a segurança do seu imóvel. Os tipos disponíveis no mercado são basicamente três:
  • Basculante, abre deslizando verticalmente.
  • Pivotante, abre da mesma maneira que uma porta convencional.
  • Deslizante, abre deslizando horizontalmente.

Para escolher o modelo ideal, leve em consideração o projeto arquitetônico de seu imóvel. Quando não há espaço suficiente para instalação do portão deslizante o ideal é a colocação do equipamento com acionamento basculante.

problemas-com-o-portão-automático

  • Contrate serviço de qualidade: Procure referências sobre uma serralheria que preste o serviço de qualidade. Uma dica interessante é visitar obras onde alguns portões foram instalados e verificar in loco a qualidade do produto. Procure comprar o portão já com o motor para evitar problemas de instalação.
  • Segurança: Uma das principais funções do portão é garantir a sua segurança e de sua família. Por isso é imprescindível que o mesmo funcione de forma correta. Dos três tipos de portões automáticos que citamos acima, o que oferece menor segurança é o pivotante que pode ser aberto com mais facilidade caso seja forçado e/ou empurrado. Uma dica importante: Não confie somente na trava automática, sempre que for ficar mais dias fora de casa, opte pela colocação de um cadeado reforçado.
  • Fique atento aos portões sociais: Muitos portões são ‘conjugados’, ou seja, o mesmo portão serve para entrada da garagem e a entrada social. Contudo o maior número de acidentes com os portões automáticos acontecem quando o portão social é deixado aberto. Por este motivo redobre a atenção.
  • Manutenção preventiva: Para que o portão automático mantenha o funcionamento correto e que alcance a máxima durabilidade possível recomenda-se que seja feita a manutenção preventiva do equipamento de acordo com as especificações do fabricante.

Como evitar problemas com o portão automático

  • Rodinhas e roldanas: Para os portões automáticos deslizantes o ideal é a colocação de duas rodinhas. Alguns serralheiros afirmam que a colocação de uma terceira rodinha faz o portão deslizar melhor, não caia nessa, geralmente traz mais problemas do que melhoria no desempenho. Fique atento ao tamanho da roldana do motor do portão, quanto menor for, maior é o desgaste e a necessidade de manutenção.
  • Valor: Faça uma pesquisa de mercado para comparação de valores. Nem sempre aquele que oferece o menor valor deve ser o escolhido, verifique o tipo de material, garantia e serviço de manutenção.

Com estas dicas você saberá como evitar problemas com o portão automático e terá condições de escolher e manter o portão automático funcionando perfeitamente.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *