Como organizar a geladeira?

Como organizar a geladeira

Saber organizar a geladeira de maneira correta garante o melhor funcionamento do eletrodoméstico e promove inclusive economia de energia elétrica. Preparamos este artigo especialmente para você, onde é possível encontrar dicas úteis de como organizar a geladeira. Embora pareça que organizar a geladeira é uma tarefa supérflua, ela é de suma importância para melhor conservação dos alimentos evitando assim a contaminação dos produtos e uma possível intoxicação alimentar.

  • Desta maneira sabendo como organizar a geladeira você também está contribuindo para garantir a saúde de toda a família.

10 dicas simples e práticas de como organizar a geladeira

Nada mais desagradável do que abrir o eletrodoméstico e sentir aquele odor desagradável, encontrar produtos vencidos, e ainda pior, ter na mesa alimentos com o detestável ‘gosto de geladeira’, por estes e outros motivos é muito importante manter a higienização correta da geladeira e saber como organiza-la.

Como organizar a geladeira

  • Ovos -> Para conservar os ovos dentro da geladeira o ideal é mantê-los em sua embalagem original. Lembre-se que os ovos não devem ser colocados na porta da geladeira. Coloque a embalagem com os ovos em uma das grades ou prateleiras da geladeira.
  • Legumes e verduras -> As verduras e legumes devem ser colocadas na gaveta que existe especialmente para elas em todas as geladeiras. As gavetas para verduras e legumes é própria para receber estes alimentos pois consegue conservar melhor a umidade necessária para conservação dos mesmos.
  • Leite -> As caixas de leite devem ser acondicionadas nas prateleiras mais altas da geladeira para evitar que ele azede, facilitando assim a proliferação de bactérias.
  • Laticínios ->  Iogurtes, queijo, creme de leite e outros laticínios devem ficar com as datas de validade sempre a vista. Assim como o leite eles precisam ficar em uma área da geladeira bastante refrigerada.
  • Condimentos -> Os condimentos devem ser acomodados na porta da geladeira, como por exemplo, maionese, temperos para salada, vinagre, ketchup, palmito, azeitona, picles, entre outros.
  • Hermeticamente fechado -> Vários produtos que vão ser colocados na geladeira precisam ficar em potes ou pacotes devidamente fechados para que possam ser conservados de forma correta, manteiga, queijo, presunto, mortadela, geleias entre outros.
  • Bebidas -> As bebidas também tem seu local ideal para melhor conservação na geladeira, refrigerantes, sucos industrializados, cerveja, entre outros podem ficar acondicionados na porta da geladeira. Contudo os sucos naturais, aqueles feitos na hora devem ficar na prateleira mais fria da geladeira, assim como as vitaminas, aliás o ideal é tomar assim que forem preparados.

como-organizar-a-geladeira

  • Frutas -> As frutas na geladeira duram muito mais tempo. O ideal é lavar as frutas antes de acondiciona-las na geladeira. Contudo vale ressaltar que as frutas cítricas não devem ser lavadas para serem refrigeradas. A umidade faz com que a fruta se estrague mais rapidamente.
  • Carnes -> As carnes ou proteínas devem ser acondicionadas no freezer e devem ser mantidas congeladas. Para fazer o descongelamento do alimento ele deve ser colocado em um prato ou travessa e ser deixado em uma das prateleiras inferiores da geladeira.
  • Sobras de alimentos -> Geralmente as sobras dos alimentos são acondicionadas na geladeira. Estes alimentos devem ser acomodados em potes plásticos de preferência transparentes e bem fechados.

Sabendo como organizar a geladeira você consegue manter a qualidade dos alimentos e melhorar o desempenho do eletrodoméstico.

Compartilhe

Comentários do Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *