Como plantar grama para jardim

Como plantar grama para jardim

Um belo jardim, geralmente é emoldurado por um lindo gramado. A grama auxilia na composição do jardim, deixando em evidência as plantas e flores que fazem parte do paisagismo. Encontre neste artigo dicas úteis de como plantar grama para jardim. Os tipos de grama mais utilizados em jardins no Brasil são: Esmeralda, São Carlos, Santo Agostinho e Grama Coreana. As técnicas de plantio destas espécies são muito parecidas. Por isso se você seguir as dicas de como plantar grama para jardim que listaremos abaixo, em pouco tempo, terá em seu jardim um belíssimo gramado.

Como plantar grama para jardim?

O plantio da grama pode ser feito através de sementes, mudas, placas e rolos. Saibam aqui como plantar grama para jardim corretamente:

Como plantar grama para jardim

  • Escolha o tipo de grama: Entre as espécies mais cultivadas em jardins, você pode escolher a que mais lhe agrada e que vai se adaptar ao clima da sua região. Vejam aqui as principais características de cada uma delas:
  1. Grama Esmeralda: Ideal para ser cultivada a pleno sol.
  2. Grama São Carlos: Ideal para ser cultivada em locais a meia sombra.
  3. Grama Santo Agostinho: Ideal para ser cultivada nas regiões litorâneas.
  4. Grama Coreana: Ideal para ser cultivada em locais com pouco trafego de pessoas e animais.
  • Preparando o solo: Remova do local onde a grama vai ser plantada, todo tipo de lixo e entulho. Em seguida revolva a terra eliminando os torrões. Faça a aplicação de 350 gramas de calcário por cada metro quadrado. Esta aplicação deve ser refeita após quatro meses do plantio.

Como plantar grama para jardim

  • Plantando a grama: Para fazer o plantio com rolos ou placas, cuide para que eles sejam colocados sobre o solo de maneira uniforme. Para fazer o alinhamento você pode usar a ‘linha de pedreiro’. As placas e rolos de grama facilitam muito o plantio das mesmas.
  • Cobertura: Assim que o plantio for concluído, é preciso fazer a cobertura da grama com terra de qualidade, livre de ervas daninhas e impurezas. Esta cobertura com terra permite que a umidade fique retida, facilitando o brotamento e enraizamento da planta.

Como plantar grama para jardim

  • Irrigação: Cuide para que tenha pontos de água próximos do local do plantio para facilitar a irrigação da grama. A irrigação deve ser feita de maneira simultânea com o plantio, o ideal é realiza-lo durante o dia e irrigar a grama todos os dias no fim da tarde, afim de manter a umidade por mais tempo.

Seguindo estas instruções de como plantar grama para jardim, seu gramado vai ficar deslumbrante em pouco tempo e seu jardim ainda mais encantador.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *