Pátina: Aprenda a técnica que dá vida nova aos seus móveis

passo a passo da aplicação da pátina

Que tal dar uma vida nova aos seus móveis usados? Muitas vezes para renovar a decoração ou mesmo para criar um novo estilo você precisa apenas reutilizar o que já possui. Quando optamos pelo reaproveitamento de móveis usados, estamos adotando o conceito da decoração sustentável. Pensando em te auxiliar trouxemos para você o passo a passo da técnica da pátina, com ela você vai conseguir fazer o reaproveitamento de seus móveis usados, entre outras lindas peças.

Neste artigo você vai ver como aplicar a pátina é bem mais fácil do que imagina. Com a pátina você será capaz de reinventar estilos e criar uma decoração linda e personalizada.

Vejam aqui o passo a passo da aplicação da pátina

  • Vale ressaltar que a pátina pode ser aplicada em vários tipos de madeira, inclusive no MDF e o melhor ela pode ser feita em casa e por você.

passo a passo da aplicação da pátina

Materiais necessários para aplicar a pátina:

  • Tinta látex branca.
  • Pincel macio.
  • Verniz.
  • Lixa para madeira número 100 e 150.
  • Vela.
  • Verniz.

Modo de fazer:

1º passo -> Pegue a lixa nº 150 e passe em todo o móvel para retirar toda a tinta ou verniz que por acaso a peça tenha. Passe um paninho úmido em todo o móvel para retirar toda a poeira.

  • Se a madeira do móvel for clara, o ideal é dar uma demão de tinta em tom mais escuro, como por exemplo, marrom, bege, verde, ou a tonalidade que melhor lhe convier. Porém se a madeira for escura não será necessário.

Caso você tenha aplicado a tinta espere a mesma secar.

passo a passo da aplicação da pátina

2º passo -> Passe a vela nos locais onde você quer o efeito envelhecido, não se esqueça de passar nas quinas e bordas. Para retirar o excesso de vela, passe um pincel macio na peça.

3º passo -> Com um pincel passe a primeira demão de tinta branca, espere secar e repita o processo mais duas vezes. Depois que a peça estiver seca, passe a lixa nº 100 onde você aplicou a vela, é este processo que vai dar o ar envelhecido ao móvel.

passo a passo da aplicação da pátina

4º passo -> Aplique o verniz em toda a peça. O verniz deve ser a base de água e incolor, pois a função do verniz é proteger o móvel, sem interferir na cor.

  • Se você quiser dar uma tonalidade diferenciada em sua peça, o ideal é usar a tinta com a cor escolhida, entre a primeira e a segunda demão de tinta branca.

Agora que você já sabe como aplicar a técnica da pátina, vai conseguir criar peças lindas que vão compor sua decoração com estilo, personalidade e elegância.

Compartilhe

Comentários do Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *