Como separar o material reciclável?

Como separar o material reciclável

Como separar o material reciclável? A conservação do meio ambiente é a garantia da preservação da vida humana no planeta e cada um de nós precisa contribuir diretamente com esta causa. E você pode começar a fazer sua parte, ainda hoje, dentro de casa. Por isso separamos para você as dicas corretas de como separar o material reciclável.

Porque separar o material reciclável é importante?

Quando você opta por separar o material e/ou lixo seco e o envia para ser reciclado, está garantindo que menos recursos naturais sejam utilizados. Ou seja, menos matéria prima vai ser extraída da natureza. É desta forma que auxiliamos na conservação do meio ambiente, criando em sua família e na sociedade o conceito da sustentabilidade.

Outro ponto importante é a garantia do emprego e renda para os trabalhadores de ONGs e cooperativas que encontraram na reciclagem um trabalho digno para o sustento de suas famílias. Em outras palavras, a reciclagem também gera renda e emprego.

Como separar o material reciclável

Como separar o material reciclado, saibam mais aqui:

  • Separe o lixo seco do úmido -> Separar o lixo de maneira correta é a ação principal para que a reciclagem seja feita da maneira certa. Você não precisa separar o lixo em papel, alumínio, vidro, plástico, não-recicláveis e orgânicos. O primordial é fazer a separação da seguinte forma: Secos e Úmidos. Para isso o ideal é ter um recipiente grande para os secos e um menor para os úmidos. Isso porque todo o material enviado para a reciclagem vai passar por uma triagem minuciosa.
  • Lavagem do material -> Recomenda-se passar água em alguns dos materiais recicláveis, como por exemplo, caixinhas de leite, latas de molho de tomate, entre outros. Esta atitude evita o mal cheiro e a retirada do resíduo evita a proliferação de insetos. Contudo a lavagem deve ser rápida e de preferência com água reaproveitada. Afinal de contas economizar água é uma das principais atitudes para preservação do meio ambiente.
  • Armazene da forma correta -> Para conseguir ganhar mais espaço e para que fique mais fácil o transporte do material reciclável, os separe por categorias, como por exemplo, papel, revistas, papelão, jornal e folhetos devem ser amarrados em malotes. Já as garrafas pet, devem ser amassadas, para isso basta retirar o ar do interior delas. O vidro destinado a reciclagem deve ser colocado dentro de caixas.

Como separar o material reciclável

  • Postos de coleta -> Pilhas, baterias, aparelhos eletrônicos e lâmpadas devem ser descartados em postos de coleta específicos. De maneira alguma estes materiais podem ser descartados diretamente no lixo doméstico.
  • Óleo de cozinha -> Jamais, em tempo algum, descarte o óleo de cozinha no ralo da pia. Separe uma garrafa pet e com a ajuda de um funil, armazene o óleo usado e descarte a garrafa bem fechada. Existem postos de coleta específicos para o recebimento do óleo de cozinha. Informe-se.
  • Para o que não é lixo -> Isopor, adesivos, papel higiênico, guardanapos e plástico laminado, deve ser separado. Este tipo de material não deve ser colocado junto com o lixo orgânico.

Convide toda a família para fazer a separação do material reciclável, é dessa maneira que conseguiremos criar a consciência coletiva da importância da conservação do meio ambiente. Agora que você já sabe como separar o material reciclável e já sabe que é bem mais fácil do que parece é chegada a hora de contribuir para a conservação do planeta.

Compartilhe

Comentários do Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *