Como fazer uma extensão elétrica?

Como fazer uma extensão elétrica

Como fazer uma extensão elétrica? Muitas vezes as tomadas disponíveis nos ambientes da casa não são suficientes para atender a todos os aparelhos elétricos. Em alguns casos o ponto de eletricidade não está próximo do local de onde você precisa executar alguma tarefa, assim a extensão elétrica se torna a solução mais prática. Encontre neste artigo as dicas de como fazer uma extensão elétrica que pode ser muito útil em seu dia a dia.

Como fazer uma extensão elétrica?

Quando você opta por fazer uma extensão elétrica, tem a possibilidade de usar os plugues do modelo que lhe melhor atender e ainda fazê-la do tamanho que melhor lhe convier. Vejam aqui como fazer uma extensão elétrica.

Materiais necessários para fazer uma extensão elétrica:

  • Alicate.
  • Chave de fenda.
  • Chave Philips.
  • Fio do tamanho de acordo com sua necessidade.
  • Tomadas ou plugues de acordo com sua necessidade.

Vale ressaltar que o tipo de fio vai depender do tamanho da extensão. Para que você compre o fio ideal, peça o auxílio do vendedor da casa de materiais elétricos que vai te indicar o tipo de material correto.

Como fazer uma extensão elétrica

Siga as seguintes dicas de como fazer uma extensão elétrica:

  • Descasque o fio com o alicate descascador ou se preferir com um estilete. Descasque aproximadamente 5 cm de cabo em cada ponta.
  • Plugue macho -> Retire o parafuso do plugue macho com a chave de fenda ou Philips para abri-lo, alguns modelos não possuem parafuso, basta desencaixar as partes com a chave de fenda. Assim que abrir o plugue afrouxe os parafusos, com a chave Philips, mas não os retire do lugar.
  • Encaixando os fios -> Coloque as pontas dos fios nos buracos existentes nos bornes, e reaperte os parafusos.

Como fazer uma extensão elétrica

  • Plugue fêmea -> Repita a operação feita anteriormente, retirando o parafuso para abrir o plugue. Em seguida abra a tampa de plástico com a chave de fenda fazendo o movimento de alavanca. Retire a parte de plástico onde os fios serão acoplados. Afrouxe os parafusos, sem retirá-los por completo. Repita a mesma operação para a colocação dos fios nos buracos dos bornes e reaperte os parafusos.
  • Finalizando a extensão elétrica -> Reagrupe os fios na parte inferior do plugue fêmea, feche, encaixe e aperte o parafuso para fechar a peça.
  • Teste -> Depois de verificar se está tudo nos devidos lugares, os plugues devidamente fechados, é chegado o momento de fazer o teste da sua extensão elétrica.

É necessário tomar os devidos cuidados quando for preciso manusear qualquer equipamento onde a eletricidade se faz necessária. Caso não se sinta seguro para fazer uma extensão elétrica, você pode compra-la pronta em lojas especializadas e hipermercados.

Compartilhe

Comentários do Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *