Dicas de como limpar as cortinas

Dicas de como limpar as cortinas

Como limpar as cortinas? As cortinas dão o toque final a decoração de qualquer ambiente, lindas e elegantes trazem charme e estilo para sua decor. Além de ser uma peça de decoração, as cortinas também garantem a privacidade daqueles que usufruem do ambiente. Mas nem sempre manter a cortina limpa é uma tarefa fácil. Pensando em te auxiliar separamos para você dicas de como limpar as cortinas de maneira prática e correta.

Dicas de como limpar as cortinas

As cortinas e persianas devem ser higienizadas de maneira correta para garantir a beleza e a durabilidade das peças. Este serviço pode ser feito em casa, mas é preciso tomar alguns cuidados para que a limpeza fique impecável.

  • Vale ressaltar que para cada tipo de tecido e material da qual as cortinas e persianas foram confeccionados, existe uma maneira de efetuar a limpeza. Fique atenta as dicas de como limpar as cortinas.

Dicas de como limpar as cortinas

Cortinas com tecidos crus ou de seda: Para estes tipos de cortinas o ideal é a realização da lavagem a seco. Mas você pode fazer a higienização das cortinas na máquina de lavar com sabão em pó. Sempre com água em temperatura ambiente e no modo de lavagem para tecidos finos.

Cortinas de voil: As cortinas de voil também podem ser lavadas na máquina de lavar, apenas com sabão em pó. Porém como o tecido é delicado o correto é selecionar a opção de tecidos finos na máquina de lavar. Jamais utilize água quente ou morna para lavar o voil.

Cortinas de renda: Na lavagem das cortinas de renda o cuidado deve ser redobrado. Por se tratar de um tecido frágil o correto é lavar na máquina de lavar com sabão em pó, porém a lavagem deve ser feita com a toalha dentro dos sacos de proteção. Escolha o modo de centrifugação curta.

Dicas de como limpar as cortinas

Limpando persianas

A limpeza das persianas também é feita de forma simples, veja como:

Persiana de alumínio -> Para a limpeza diária utilize apenas o espanador de pó. Para a limpeza pesada use um pano úmido com água e detergente neutro, que você deve passar nas lâminas. Em seguida utilize um pano úmido em água para finalizar a limpeza.

Persiana resinado -> A limpeza diária também pode ser feita com espanador. Faça uma solução com água e detergente neutro em uma bacia. Retire as tiras das persianas, enrole-as e coloque de molho nesta solução por aproximadamente 30 minutos. Em seguida esfregue as tiras com uma escovinha de cerdas macias. Enxague em água em abundância.

Cuidados específicos com as cortinas:

  • Use apenas sabão em pó na lavagem das cortinas.
  • Deixe secar a sombra em um local bem arejado.
  • Caso o tecido precise de um maior cuidado, leve-o para uma lavanderia.

Cuidados específicos com as persianas:

  • Nunca dobre as persianas para que elas não se quebrem.
  • Lave as persianas apenas com detergente neutro.
  • Limpe as persianas pelo menos uma vez por semana com o aspirador de pó.

A limpeza das cortinas e persianas devem ser feitas com o máximo cuidado, assim as peças continuaram bonitas e compondo o ambiente com elegância.

Compartilhe

Comentários do Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *