Como limpar o ferro de passar?

Como limpar o ferro de passar

O ferro de passar roupa é um eletrodoméstico imprescindível para manter o vestuário de toda a família em ordem e conservado. Mas quando o fundo do ferro começa a grudar nas peças de roupa ou mesmo apresenta resíduos em sua base, chegou o momento de fazer uma boa limpeza no mesmo. Mas você sabe como limpar o ferro de passar? Neste artigo você vai encontrar dicas simples e muito úteis de como limpar o ferro de passar, auxiliando na boa conservação do eletrodoméstico e garantindo a boa qualidade do serviço no momento de passar a roupa.

Como limpar o ferro de passar

Limpar o ferro de passar não é uma tarefa difícil, com as dicas que separamos especialmente para você, a limpeza do eletrodoméstico será feita de maneira rápida e eficaz.

A sujeira que geralmente fica impregnada na base do ferro de passar roupa é o resultado do uso constante do equipamento, principalmente nas temperaturas não recomendadas para cada tipo de tecido. Por isso utilizar o ferro de passar conforme as instruções do fabricante é de suma importância.

Como limpar o ferro de passar

Mas como limpar o ferro de passar?

  • O método mais usado era com a palha de aço e a vela, porém o uso destes produtos além de não fazer a limpeza necessária, também pode causar danos ao aparelho. Os fabricantes de ferro de passar roupas das mais diversas marcas não recomendam o uso da vela e da palha de aço.

Saiba como limpar o ferro de passar de maneira correta:

Existe uma solução de limpeza muito fácil de ser preparada e que oferece excelentes resultados:

  • ½ copo de água.
  • ½ copo de vinagre.

Coloque a água e o vinagre em um recipiente, molhe uma esponja macia nesta solução e passe na base do ferro de passar ainda morno, porém desligado, para retirar todas as impurezas e sujeiras existentes. Finalize a limpeza com um pano macio e úmido, que deve ser passado várias vezes na base do ferro afim de retirar todo resíduo.

  • Para os ferros sem antiaderente, o ideal é utilizar um saponáceo que deve ser aplicado com uma esponja macia. Neste caso a limpeza precisa ser feita com o ferro totalmente frio e desligado. Caso opte pelo uso do saponáceo é preciso ter muito cuidado para que o produto não entre nas saídas de vapor existentes na base do ferro de passar.

Como limpar o ferro de passar

Como limpar as partes internas e as saídas de vapor do ferro de passar?

Para fazer uma higienização completa é preciso dar atenção também as saídas de vapor e as partes internas do ferro de passar, como por exemplo, o recipiente de armazenamento de água. Saiba como fazer a limpeza adequada:

  • Use a solução de limpeza descrita acima para limpar as saídas de vapor do ferro de passar roupa, para auxiliar na limpeza utilize um cotonete.
  • O recipiente onde a água fica armazenada, na maioria das vezes pode ser desacoplado do ferro, neste caso faça a limpeza com água e detergente neutro. Enxague bem o recipiente e o recoloque no lugar.
  • No Manual de instrução do ferro de passar você encontra todas as instruções necessárias para executar a operação de autolimpeza pelo menos uma vez por mês.

Sabendo como limpar o ferro de passar, suas roupas ficarão mais bem cuidadas.

Compartilhe

Comentários do Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *