Como limpar quadros – Dicas

Como limpar quadros - Dicas

Como limpar quadros? As obras de arte merecem todo cuidado e atenção no manuseio e na limpeza das mesmas. O acumulo de poeira em objetos de decoração, inclusive nos quadros é muito comum e para fazer a limpeza dos mesmos é preciso ter certos cuidados para não danificar as peças, fazendo com que ela perca o valor histórico e de mercado, sem contar o valor sentimental, como por exemplo, um quadro com uma foto de família.

Mas como limpar quadros de maneira correta?

Separamos para você dicas importantes de como limpar quadros da forma correta sem correr o risco de danifica-los. Existem alguns truques simples que facilitam a limpeza dos quadros. E nós do Decorando Casas, criamos este artigo sobre como limpar quadros, para facilitar a higienização destas peças tão importantes na decoração.

Como limpar quadros - Dicas

Veja aqui como limpar quadros mantendo sua obra de arte livre de impurezas e bem cuidada.

  1. Limpeza semanal dos quadros -> O ideal é fazer uma limpeza semanal dos quadros. A maneira correta de limpar quadros é a seguinte:
  • Com uma flanela limpe a parte da frente e de traz do quadro, dessa maneira você vai evitar o aparecimento de traças e fungos. Contudo se a tela for pintada a óleo não use a flanelinha.
  • Para limpar telas pintadas a óleo use um espanador de pó e o passe levemente sobre a tela. Reserve este espanador apenas para limpar os quadros.
  • Quadros que possuem vidro em sua estrutura devem ser higienizados com um pano úmido, embebecido em água e álcool, porém limpe apenas o vidro dessa maneira.
  • Para finalizar a limpeza, use uma flanela seca para tirar possíveis manchas.
  • Jamais utilize o aspirador de pó para efetuar a limpeza dos seus quadros. A sucção do aspirador pode danificar suas molduras e telas permanentemente.

Como limpar quadros - Dicas

Como limpar quadros emoldurados?

Você sabia que cada tipo de moldura requer uma maneira diferenciada de limpeza? Saiba mais aqui:

  • Molduras de madeira -> Remova a poeira com uma flanela macia, limpa e seca. Para fazer uma limpeza mais profunda e garantir maior durabilidade da mesma, você pode aplicar um lustra móveis com ajuda de uma flanela também.
  • Molduras douradas e folheadas a ouro -> A limpeza das molduras douradas e folheadas a ouro devem ser feitas com extremo cuidado. Neste caso use apenas um tecido de algodão para retirar a poeira, caso se faça necessário uma limpeza mais profunda, busque o auxílio de um profissional especializado.
  • Molduras pretas ou coloridas -> A limpeza destas molduras é bastante simples, retire a poeira com uma flanela e em seguida faça a higienização final com um pano úmido.
  • Molduras brancas -> Não se deve usar nenhum tipo de produto de limpeza nas molduras brancas. O correto é utilizar apenas um pano de algodão para retirar a poeira, caso apareça alguma mancha, use a borracha escolar branca para retira-la.

Como limpar quadros e evitar o aparecimento de fungos e mofo?

Siga as orientações para fazer a limpeza do quadro conforme descrito acima, contudo, para evitar o aparecimento de mofo e do fungo o ideal é deixar os quadros em ambientes arejados. Contudo evite que a luz do sol atinja diretamente as telas. Para evitar que o contato com a superfície possa transmitir umidade para as peças, cole nos cantinhos da parte de trás da moldura, quadradinhos de feltro, dessa maneira o quadro não entra em contado direto com a parede.

Compartilhe

Comentários do Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *