Como deixar a cozinha sempre limpa e organizada?

Como deixar a cozinha sempre limpa e organizada

Como deixar a cozinha sempre limpa e organizada? Um sonho em comum de todos que precisam manter uma casa limpa e organizada é ver a cozinha impecável! Concorda? Porque muitas vezes parece que copos, talheres, vasilhas, entre outros tem vida própria e de repente estão todos dentro da pia esperando por você. Mas é possível deixar a cozinha sempre limpa e organizada? Encontre neste artigo dicas úteis de como deixar a cozinha sempre limpa e organizada, facilitando seu dia a dia e suas tarefas diárias.

  • Uma das melhores maneiras de deixar a cozinha sempre limpa e organizada é lavar e limpar tudo assim que terminar de usar. Desta maneira você evita o acumulo de louça na pia e deixa o ambiente mais organizado.

Mas, como deixar a cozinha sempre limpa e organizada?

Como deixar a cozinha sempre limpa e organizada

É preciso criar uma rotina de limpeza afim de facilitar a manutenção e limpeza da cozinha. Como a cozinha é uma ambiente de suma importância e que sempre tem alguma tarefa sendo executada, ela pode se tornar facilmente no ponto crítico de organização da sua casa.

  • É importante que todos aqueles que usufruem da cozinha tenham a consciência que é preciso limpar e colocar no seu devido lugar os objetos e utensílios que foram usados.

Vejam estas dicas incríveis de como deixar a cozinha sempre limpa e organizada:

  • Organizando -> Guarde todos os utensílios em gavetas com separadores e/ou com divisórias, afim de que os encontre com facilidade. Use suportes para acomodar os rolos de papel toalha, papel alumínio, guardanapos, rolo de plástico, que são muito úteis na cozinha. Separe uma gaveta para guardar os panos de prato de uso diário, porta panelas e copos, entre outros.

Como deixar a cozinha sempre limpa e organizada

  • Lave -> Não deixe acumular muitos objetos para serem lavados. Enquanto cozinha lave o que for sendo usado. Peça para que todos lavem copos, talheres, pratos e demais objetos usados durante a refeição ou lanche.
  • Exaustor -> Faça a limpeza no exaustor pelo menos uma vez por semana para evitar o acumulo de gordura que dificulta a limpeza do mesmo. Use uma esponja macia com um produto para remoção da gordura. Em seguida passe um pano úmido para finalizar a limpeza.
  • Lavadora de louças -> As lavadoras são realmente muito úteis para a limpeza das peças usadas diariamente, como por exemplo, pratos, copos e talheres. Contudo as panelas não devem ser colocadas na lavadora, pois precisam de uma limpeza mais detalhada. É preciso lembrar que para colocar os objetos na máquina é preciso retirar o resto dos alimentos.
  • Fogão -> É preciso limpar o fogão diariamente. Siga as instruções dos fabricantes para fazer a limpeza adequada do mesmo sem danificá-lo.
  • Geladeira e armários -> Limpe a parte externa da geladeira e dos armários com um pano úmido com um produto multiuso. Limpe o interior da geladeira conforme as instruções do fabricante.
  • Limpando a pia -> A pia deve ser limpa sempre antes de utilizá-la para manusear algum alimento e depois de lavar todos os utensílios. O ideal é desinfetar a pia com água sanitária, caso seja possível. Para retirar a gordura mais resistente, use água fervente, com bastante cuidado.

Como deixar a cozinha sempre limpa e organizada

  • Piso -> Para limpar o piso da cozinha, use um pano úmido com detergente neutro afim de retirar todo os resquício de gordura e demais impurezas.
  • Tudo limpo -> Comece lavando os copos, talheres e potes de plástico, geralmente estes objetos não ficam impregnados com gordura. Depois faça a limpeza das panelas, assadeiras, entre outros.

Sabendo como deixar a cozinha sempre limpa e organizada, você terá mais tempo livre para os demais afazeres. Uma cozinha quando bem higienizada deixa o ambiente mais saudável e aconchegante.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *