Piso de madeira como limpar

Piso de madeira como limpar

Piso de madeira como limpar? O piso de madeira é sinônimo de bom gosto e elegância, em qualquer ambiente em que ele for colocado. Contudo é preciso ter alguns cuidados especiais para garantir a maior durabilidade do piso de madeira, assim como mantê-lo em perfeito estado e conservar sua beleza. Mas você saberia me dizer como é feita a manutenção e a limpeza correta do piso de madeira?

Vale ressaltar que a limpeza do piso de madeira não é uma tarefa cansativa, observando algumas das dicas que você vai encontrar neste artigo que preparamos especialmente para você.

Piso de madeira como limpar

Piso de madeira como limpar

O ideal é seguir as instruções de limpeza e manutenção do fabricante do seu piso de madeira, e verificar quais são os produtos de limpeza que podem ser utilizados para remoção da sujeira.

  • É preciso lembrar que o piso de madeira, por ser um revestimento natural, sofre com as influências do tempo. Em determinadas épocas do ano o piso dilata, geralmente nos períodos mais quentes, já no inverno ele pode diminuir de tamanho, se contraindo. É preciso ter cuidados básicos para sua conservação e evitar principalmente o uso excessivo de água.

Siga estas dicas para realizar a limpeza do piso de madeira:

Piso de madeira como limpar

  • Vassoura com cerdas macias: Faça a primeira limpeza do piso de madeira, varrendo o chão com uma vassoura de cerdas macias, evitando que o piso se arranhe. Dessa maneira você retira a poeira, areia e outros detritos que podem agredir o piso. O aspirador pode ser uma boa opção, desde que seja utilizado com uma escova de cerdas bem macias.
  • Observe o acabamento do seu piso de madeira: É preciso saber observar qual a real condição do acabamento do piso de madeira instalado em seu imóvel. Veja como testar a qualidade do acabamento:
  • Faça o teste da seguinte maneira, escolha uma peça ou um local do piso de madeira onde ele estiver mais desgastado e deixe cair sobre ele algumas gotas de água. Se as gotas de água permanecerem intactas por alguns minutos, é sinal que o acabamento responsável pela proteção do piso está funcionando corretamente. Contudo se o piso absorver a água e ficar mais escuro onde as gotas caíram, mostra que a proteção está deficiente, neste caso os cuidados precisam ser redobrados.
  • O que evitar? Evite o uso excessivo de água. O que não pode ser usado de maneira alguma é: alvejante, amônia, produtos abrasivos, óleo e pomada para móveis. Em alguns casos o uso destes produtos pode até fazer com que você perca a garantia do piso de madeira.
  • Detergente neutro: Se for preciso fazer uma limpeza mais profunda, utilize água com algumas gotas de detergente neutro. Porém o pano para efetuar a limpeza, deve estar apenas úmido. Depois que passar o pano com detergente, repita a ação, com pano úmido apenas com água.

Piso de madeira como limpar

  • Piso ainda úmido: Cuide para que não haja trânsito sobre o piso úmido. Calçados deixam marcas e manchas no piso quando ele está úmido.
  • Manchas difíceis: Para as manchas que insistem em ficar grudadinhas no piso, faça a remoção separadamente, coloque uma gota de detergente no pano e esfregue diretamente sobre a mancha. Depois retire o excesso de detergente com pano úmido.
  • Brilho: Para manter o brilho, passe uma flanela ou feltro sobre o piso. Você também pode optar pela utilização do esfregão.

Viu só como a limpeza do piso de madeira é simples? Basta seguir estas dicas para garantir a beleza e a durabilidade do seu piso de madeira.

Compartilhe

Comentários do Facebook:

One Response to Piso de madeira como limpar

  1. Excelente dicas, super explicadas de forma muito didática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *