Como fazer cimento para reboco

Como-fazer-cimento-para-reboco

Uma das fases do acabamento das edificações é a aplicação do reboco nas paredes. Mas como fazer o cimento para o reboco? E porque o reboco é tão importante para a proteção das paredes? Neste artigo você vai receber informações importantes e desvendar suas dúvidas sobre o reboco. Porque o reboco é tão importante para a proteção das paredes? O reboco é essencial para proteger as paredes, contra as intempéries do tempo e serve também para eliminar possíveis imperfeiçoes da obra.

Argamassas para o reboco podem ser feitas com cimento ou cal, o reboco pode ser aplicado em paredes tecidas com os mais diversos materiais, entre eles: terra, tijolos, pedra e até mesmo palha; evitando principalmente a infiltração da água de chuva, promover a possibilidade de um acabamento mais refinado, permitindo a aplicação de tintas, texturas, papel de parede, além de contribuir por uma melhor qualidade acústica.

Como fazer cimento para reboco?

Como-fazer-cimento-para-reboco

Existe uma “receita” para fazer a massa de cimento para o reboco. Nós vamos relatar aqui as medidas mais usadas pelos pedreiros e construtoras do Brasil, são quatro ingredientes básicos, para a mistura também chamada de “traço de argamassa para reboco”:

  • 6 partes de areia média.
  • 1 parte de cimento.
  • 100 ml de aditivo para cada saco de cimento.
  • Água até conseguir a consistência desejada.

Se você não for usar a betoneira para fazer o cimento para o reboco, escolha um local com superfície limpa. Peneire a areia para retirar todas as impurezas. Se houver impurezas na massa, ela vai interferir na qualidade do reboco.

Como-fazer-cimento-para-reboco

Importante saber:

  • Antes de aplicar o reboco é preciso que as paredes tenham recebido o chapisco em toda sua superfície.
  • Outro macete muito usado é molhar ou umedecer a parede pouco antes de aplicar o reboco, para que a massa “puxe” mais rápido.

Como aplicar cimento para reboco nas paredes?

O ideal é que o reboco da parte externa da edificação seja de 20mm ou 2 cm de espessura, já na parte interna a espessura adequada é de 15mm ou 1,5 cm.

  • Aplique o cimento para o reboco com o auxílio de uma colher de pedreiro e uma desempenadeira.
  • Aguarde aproximadamente 60 minutos para a massa puxar, ou seja, esse é o tempo necessário para que a massa perca um pouco da umidade.
  • Após este período, você deve sarrafear a massa, para isso é preciso usar uma régua de 2 metros. Este procedimento garante que o reboco, fique no prumo e bem acabado.
  • Use a desempenadeira de pedreiro, você vai iniciar o desempeno e acabamento da massa, fazendo movimentos circulares, afim de retirar o excesso de massa. Repita este procedimento até que o reboco fique bem liso e acabado.

Como fazer cimento para reboco

Caso você encontre dificuldades para executar o serviço de reboco, contrate um profissional qualificado para desenvolver a aplicação do reboco, garantindo assim a proteção desejada e um excelente acabamento.

Sabendo agora como fazer cimento para reboco, você pode acompanhar todo o trabalho e se certificar que está sendo corretamente feito, caso opte por contratar terceiros para execução do serviço.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *