Como fazer um jardim com materiais reciclados? Ter um jardim cultivado em casa ou em um apartamento, traz uma energia boa ao ambiente, concorda? E quando você se preocupa com a sustentabilidade do planeta e ama a natureza, criar um jardim com materiais reciclados pode ser a solução certa. Veja neste artigo como fazer um jardim com materiais reciclados e deixe sua imaginação ditar as regras.
- Os jardins são parte fundamental de uma decoração. Ele pode ser feito no interior das residências e apartamentos ou em suas áreas externas das casas. As flores e plantas deixam sempre o local onde estão sendo cultivadas repleto de harmonia e dá as pessoas que desfrutam deste ambiente uma sensação de paz, tornando-se propicio para o relaxamento.
Porque devo usar materiais reciclados?
Quando você recicla algum material, está colaborando diretamente para a melhoria das condições de vida do planeta. Quando reciclamos, auxiliamos na economia de energia elétrica e na preservação dos recursos naturais que o planeta nos oferece, entre eles a água que é imprescindível para manutenção da vida na terra e que é usada em grandes quantidades nas indústrias nos mais diversos processos de produção.
- Bilhões de toneladas de lixo produzidos todos os dias mundo a fora e descartados de forma incorreta, também se tornaram uma grande ameaça a continuidade da vida em nosso planeta. A reciclagem é a única forma de diminuir o lixo que produzimos, fazendo com que ele seja reutilizado e transformado em outros produtos para o consumo, como por exemplo, o plástico das garrafas pet.
Como fazer um jardim com materiais reciclados?
Fazer um jardim com materiais reciclados é bem mais simples do que você pode imaginar. Olhe a sua volta certamente você vai encontrar em sua casa algum material que pode ser reaproveitado e usado para fazer um jardim com materiais reciclados, entre eles podemos destacar:
- Garrafas pet.
- Pneus.
- Latas de tintas.
- Latas de cereais.
- Sapatos, tênis, galochas e botinas.
- Partes de um eletrodoméstico, como por exemplo, o copo do liquidificador que não é mais útil na cozinha.
- Carrinho de mão que já não é mais usado.
- Potes e panelas.
- Bancos e cadeiras que estão impróprias para o uso.
- E até mesmo a CPU do seu computador velho que já não funciona mais, pode se tornar um lindo vaso de flores.
Ou seja, com imaginação e boa vontade, certamente você vai conseguir fazer um jardim com materiais reciclados encantador.
Quais são as plantas que devo usar para fazer um jardim com materiais reciclados?
O ideal é escolher as espécies de plantas de acordo com o clima da sua região, porém são infinitas as possibilidades de plantas que florescem ou não, para compor o seu jardim. Vejam aqui as plantas mais usadas em jardins residenciais:
- Violeta africana.
- Antúrio.
- Begônia.
- Babosa de pau.
- Bromélias.
- Columeia.
- Rosas.
- Margaridas.
- Espada de São Jorge.
- Eufórbia.
- Flor da Fortuna e/ou Flor do Papai.
- Jiboia ou Hera do diabo.
- Lírio da Paz.
- Palmeira Areca.
- Palmeira Chamaedórea, entre outras.
Um belo gramado se torna a moldura do seu jardim com materiais reciclados.
Sabendo como fazer um jardim com materiais reciclados, você pode dar asas a sua imaginação, colaborar com a sustentabilidade do planeta e ainda criar uma decoração incrível para o ambiente onde as flores e plantas serão cultivadas.