Os pisos de cerâmica para sala de estar ou demais ambientes são usados há décadas e cada vez mais se tornam belos e resistentes. Para a sala de estar os pisos de cerâmica podem ser uma escolha recorrente e quem opta por este tipo de piso, geralmente fica muito satisfeito com o resultado. Saibam mais sobre os tipos de cerâmicas mais usados nas salas de estar e torne a tarefa da escolha do piso bem mais fácil. Encontre aqui dicas úteis que vão te auxiliar na escolha correta da cerâmica.
- Os pisos de cerâmica oferecem várias vantagens, a mais atraente é o custo x benefício deste tipo de piso. A beleza e a durabilidade também são pontos de extrema importância no momento da escolha.
- Foi-se o tempo que as cerâmicas eram básicas, como nas construções antigas, porém, graças a tecnologia elas ganharam novas cores, design e trazem as tendências do mercado da construção civil.
Como escolher os pisos de cerâmica para sala de estar?
Existe uma enorme variedade de modelos de cerâmica no mercado, fabricadas com materiais diferentes, elas podem ser usadas internamente, nas áreas externas e inclusive nas paredes.
- Para ambientes onde o tráfego de pessoas é maior, deve-se optar pela colocação de uma cerâmica mais resistente, para isso você precisa observar o PEI da mesma.
O que é PEI da cerâmica?
O PEI é a medida que atesta a resistência e abrasão da peça cerâmica de acordo com o desgaste causado pelo tráfego de pessoas, e o movimento de objetos sobre sua superfície. Vejam como saber escolher a cerâmica de acordo com o PEI:
- PEI 0 -> Paredes
- PEI I -> Pouco trânsito
- PEI II -> Trânsito moderado
- PEI III -> Trânsito médio
- PEI IV -> Alto trânsito
- PEI V -> Trânsito intenso
Escolha os pisos de cerâmica para sala de estar que vão auxiliar na decoração. Os mais usados são as cerâmicas com cores neutras, entretanto nada impede que você opte por pisos de cerâmica que apresentam texturas, foscos, lisos, esmaltados, 3D e até mesmo com ranhuras. A escolha deve ser coerente com o estilo de decoração que você deseja empregar na sala de estar.
- Busque referências sobre o fabricante da cerâmica, saber da procedência do produto garante a qualidade do mesmo.
No mercado você encontra a cerâmica com classificação A, que custa um pouco mais cara, porém atende a todos os padrões de qualidade, você encontra a indicação na caixa ou na etiqueta do produto. O piso A e/ou Extra indica que as cerâmicas não apresentam defeitos na superfície e possuem tamanhos regulares.
Você encontra também cerâmicas de segunda linha, denominadas B e C, estas possuem defeitos visíveis, entretanto os fabricantes garantem que possuem a mesma qualidade e durabilidade. A terceira linha também é chamada de refugo, conhecida como cerâmica tipo D, elas apresentam defeitos visíveis e não possuem garantia de qualidade e resistência.
- Depois de fazer a escolha correta do piso de cerâmica para sala de estar, cuide da contratação de um profissional qualificado, para fazer a colocação das peças com o devido cuidado, garantindo assim a durabilidade do piso.