O teto de uma casa interfere diretamente em elementos como amplitude, luminosidade e até o tamanho de um ambiente. Esses efeitos podem ser criados com a utilização das sancas de gesso que dão acabamentos para tetos e paredes. A sanca busca trazer um diferencial na decoração do ambiente, pois com a iluminação – que pode ser embutida direta ou indiretamente – auxilia no destaque de diversos pontos no ambiente, como uma parede ou persiana.
Existem diversos tipos de sancas: fechadas, abertas, ilhas, invertidas ou com rasgos de luz são alguns exemplos. A escolha das sancas pode ser feita através de uma escolha estética, mas é importante salientar que elas servem para esconder fiações expostas e tubulações.
As sancas fechadas podem ser feitas com placas de gesso e também com dry wall, e geralmente percorrem os perímetros de todo o ambiente. Esse modelo fica bem em salas, quartos, escritórios, corredores e até banheiros. Esses tipos podem ou não ter molduras.
Um teto de gesso com sanca fechada não apresenta nenhum tipo de iluminação direta, utilizando apenas spots instalados na base. As lâmpadas mais usuais são as fluorescentes tubulares.
A decoração que utiliza esse modelo tem destaque maior para os pisos e paredes, ou móveis específicos, pois não possui nenhum espaçamento para uma iluminação indireta. O que também pode ser uma desvantagem por trazer uma sensação de redução de espaço, o que tende a limitar a disposição de móveis no ambiente.
Algo que pode trazer um diferencial nas sancas fechadas é pintar ou aplicar papéis de parede no teto com cores diferentes. A ideia é ousada, mas já integra diversos projetos de decoração. Uma dica é criar contrastes entre as cores. Como as sancas de gesso costumas ter cores neutras, como o branco e o bege, pinte o espaço central do teto com cores mais vibrantes, como o cinza e a combinação de preto e branco.
Além dos modelos, as dimensões de altura e largura das sancas fechadas podem ser de tamanhos diferentes. É importante observar o tamanho do ambiente e o tipo de pé direito. Antes de escolher a sanca lembre que o pé direito dos apartamentos costuma ser mais baixo que o de casas, por isso a depender da altura, se resolver rebaixar o teto, o espaço ficará ainda mais fechado. O ideal para esse tipo de aplicação do gesso é que o pé direito não seja menor que 2,5 metros.
Fotos de teto de gesso com sanca fechada: