Família aumentando é sempre motivo de alegria. A preparação para a chegada do bebê costuma agitar a casa desde o início da gravidez, quando a mamãe já começa a pensar no que comprar para o enxoval. Ao contrário do que parece, montar o enxoval para o bebê não é nenhum bicho de sete cabeças. Veja a seguir algumas dicas sobre o que é importante para os primeiros meses de vida da criança e não se perca em meio aos inúmeros produtos destinados aos pequenos.
- Berço
Não compre um berço muito pequeno, ou você o perderá rapidamente; o tamanho deve ser ideal para que o bebê vire de lado à vontade. O material deve ser firme e resistente, pois a criança triplica de peso durante o primeiro ano de vida. Evite modelos com quinas pontiagudas e, se optar por rodinhas, veja se há sistema de travamento. Os vãos da grade lateral devem ter no máximo 6,5 cm, ou o bebê poderá colocar a cabeça através deles e se machucar seriamente.
- Colchão
Invista em um colchão de boa qualidade e com densidade adequada ao peso do recém-nascido. Existem modelos anti-refluxo, muito bons para os primeiros meses de vida. Alguns têm um lado plastificado, evitando que vazamentos sujem ou estraguem o colchão.
- Jogos de berço
Cerca de três ou quatro lençóis de baixo com elástico são suficientes. Nos primeiros meses o bebê não vai precisar de travesseiro. Aliás, não deixe almofadas, cobertores ou lençóis soltos no berço, pois há risco de sufocamento. Para mantê-lo quentinho à noite, uma boa opção é usar saquinhos de dormir.
- Cômoda
Como as roupinhas do bebê ocupam pouco espaço, a cômoda pode ser usada também para as fraldas e produtos de higiene. Alguns modelos vêm com um trocador acoplado, o que é muito útil (trocar a criança em cima da cama pode causar dor nas costas).
- Banheira
Há opções para todos os gostos e bolsos. O ideal é escolher uma que tenha suporte compatível com a sua altura, assim você evita dores nas costas. Outra vantagem é que ela pode ser colocada no box do banheiro, facilitando na hora de encher e esvaziar.
Existem também modelos com trocador acoplado e banheiras infláveis, ótimas para viagem.
- Carrinho
Compre um modelo leve, resistente e fácil de transportar. Até os três meses de vida os bebês não podem ficar com as costas erguidas por muito tempo, pois os músculos do pescoço ainda são muito frágeis. Por isso, escolha um modelo inclinável que fique quase totalmente deitado.
- Cadeirinha
É exigida pela lei de trânsito brasileira para crianças de até 7 anos. As mais indicadas para recém-nascidos são as do tipo bebê-conforto, que podem ser usadas para transportar o bebê dentro e fora do carro. A instalação é simples: basta que o veículo tenha cinto de segurança de três pontos. A cadeirinha deve ficar sempre no banco de trás, de costas para o assento do motorista.
Lembre-se sempre: quando se trata da segurança do seu bebê, todo cuidado é pouco. Antes de comprar qualquer item, veja na embalagem se o produto é certificado pelo INMETRO e tire as dúvidas com seu pediatra. Assim, você poderá comprar o enxoval do bebê com segurança e tranquilidade!
Fotos de enxoval para bebê: